Meio Ambiente inicia plantio de espécies nativas em áreas públicas de Bento
Na segunda-feira, 12/04, a secretaria de Meio Ambiente de Bento Gonçalves iniciou o plantio anual de espécies nativas em áreas públicas. A ação faz parte do projeto “Plantando um Futuro Sustentável” que está em vigor desde 2019. O local contemplado com o plantio foram os bairros Centro, São Francisco e Tancredo. Foram plantadas mudas de chal chal, pitanga, cereja, guabijú, manacá e canafístula.
Foto: Jose Martim Estefanon
O projeto foi desenvolvido pelo Setor de Arborização da SMMAM tendo por princípio a implantação e manutenção da arborização no espaço público, bem como, de revitalizar o paisagismo urbano. A coordenadora do Setor de Arborização, Rejane Lazzarotto, salienta que “o projeto vai além do caráter estético. Ele permite um trabalho correto e permanente, de forma criteriosa e com avaliação técnica”.
A ação segue uma linha de planejamento como definição dos espaços públicos adequados: estabelecimento de canteiros e faixas permeáveis; abertura da cova, que será preenchida com solo de boa qualidade, com matéria orgânica; plantio da muda no local definitivo; e o manejo: período de manutenção, quando deverá se cuidar da irrigação, das adubações, das podas, da manutenção da permeabilidade dos canteiros ou faixas, de tratamento fitossanitário e por fim, e se necessário, da reposição do plantio, seja em razão de acidentes ou maus tratos.
Entre 2019 e 2020, o projeto contemplou a plantação de 1.493 de mudas de árvores em locais como escolas municipais, praças, e bairros como São Roque, Progresso, Cidade Alta, Santa Marta, Barracão, Vale dos Vinhedos, São João, Zatt, Botafogo, Centro, entre outros. O secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, ressalta que o projeto: “além de revitalizar o espaço urbano promovendo o seu equilíbrio, garante uma maior qualidade de vida à comunidade e aos visitantes, respeitando os valores culturais, ambientais e de memória da cidade”.