Meio Ambiente promove audiência pública sobre plano de manejo da Reserva Darwin João Geremia

Na próxima segunda-feira, dia 31/05, às 9h, a secretaria municipal de Meio Ambiente promoverá, no auditório do Complexo Administrativo, uma audiência pública sobre o Plano de Manejo da Reserva Biológica Darwin João Geremia. A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente Simone Dalla Costa Lemos, que ocorre de 31 de maio a 11 de junho, e tem como lema “Semeando sustentabilidade”. No dia 5 de abril o documento foi apresentado durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

O secretário da pasta, Claudiomiro Dias, ressalta a importância da participação da sociedade civil: “é essencial que haja o comparecimento de entidades/instituições do setor e da comunidade em geral que tenha interesse sobre o tema. É a oportunidade de obter conhecimento e informações de como será realizado o Plano de Manejo da Reserva Biológica Dárwin João Geremia. A partir desta ação vamos ouvir as sugestões de todos. É de direito de todos estarem a par de ações de proteção à natureza do município, visando a sua sustentabilidade”.


Foto: Jose Martim Estefanon

Sobre o Plano de Manejo 

O Plano de Manejo faz parte de uma medida compensatória firmada entre o município e a empresa Todeschini. A área de 2,6 hectares, localizada no bairro Planalto, tem o bioma de Mata Atlântica, e possui o Cadastro no Setor Responsável por Unidades de Conservação, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM).

O Plano de Manejo deve servir como um instrumento norteador para as ações futuras da Reserva, pensando em questões como drenagem e conectividade entre essa área e as áreas conservadas do entorno. Outra ação prevista é a criação do Conselho Consultivo que irá deliberar sobre os licenciamentos de empreendimentos com alto potencial poluidor – que precisarão da anuência do Conselho, que será presidido pelo secretário de Meio Ambiente.

Além destas ações, o Plano poderá ter mecanismos de preservação da vegetação nativa, buscando estabelecer corredores ecológicos por meio de uso da arborização urbana, conectando a Reserva Biológica à áreas florestais adjacentes.

A SMMAM executa projetos de Educação Ambiental dentro Reserva Biológica Dárvin João Geremia, em parceria com a SMED, como o Projeto Trilhas que contempla alunos de quarto ano. Em 2019, aproximadamente 850 estudantes visitaram o local. A Reserva ainda contempla, em parceria com o IFRS, o Projeto Abelhas do Bem, que busca informar e sensibilizar a comunidade sobre as espécies de abelhas nativas e sem ferrão.

O grupo de escoteiros Videiras tem a permissão de uso de uma área próxima ao Colégio Landell. Como contrapartida, eles auxiliam em atividades de manutenções da Reserva, como recolhimento de resíduos advindos da parte externa, trazidos pelo vento, e outras atividades pertinentes ao trabalho escoteiro.

A equipe de trabalho interdisciplinar para elaboração do Plano de Manejo é composta pela bióloga e mestra Caroline Todeschini Lazzarotto e pela coordenadora do Setor de Educação Ambiental Sandra Bianchi Copat. Também participaram representantes da SMED, professora Adriana Razia, do IPURB, arquiteta Eliana Zani Romagna e integrantes da Global Engenharia e Fundação Todeschini.