Meio século de Letras na UCS

Estudar os conceitos fundamentais e as teorias relativas à Língua, à Literatura e aos respectivos processos de ensino e aprendizagem é parte do trabalho do profissional de Letras, que pode atuar nas redes pública e privada de ensino, bem como em empresas de consultoria e assessoria na área.

Segundo a coordenadora do curso, na Cidade Universitária, professora Salete Pezzi dos Santos, é necessário atuar na formação de um profissional para a área das Letras de modo a garantir que tal profissional transcenda a condição de professor e se torne um educador, capaz de situar-se socioculturalmente e ter as competências 
necessárias e suficientes para realizar a grande reforma do saber.

Neste ano, o curso de Letras da UCS completa meio século de existência e já formou mais de 2 mil profissionais. Entre eles, Greyce Dal Picol, de Caxias do Sul, que concluiu o curso no ano passado e afirma que os professores que conheceu na graduação são guias para sua carreira. “São pessoas que estudam e dedicam suas vidas na busca de uma sociedade mais humana e crítica”. Hoje, Greyce leciona as disciplinas de Literatura e de Língua Portuguesa em uma escola particular de Ensino Médio e, além disso, se prepara para ingressar no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS.

Já Candice Soldatelli, de São Marcos, graduou-se em 2000 no curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa e, em 2006, habilitou-se em Letras – Língua e Literatura Inglesa. O interesse pela área veio na graduação em Jornalismo, concluída em 1997, na qual suas disciplinas favoritas eram as de Português. “Na UCS, sempre me senti motivada a ter autonomia e a encontrar meu próprio caminho no mundo das Letras”, diz.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Candice lecionou em instituições públicas e privadas até abrir uma escola de idiomas e um escritório de tradução, onde traduz livros de ficção para editoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Acredito que o curso seja um dos que mais abrem oportunidades profissionais para os acadêmicos, porque há muitas áreas a explorar, como redação, revisão, tradução, além do magistério”, avalia.

  • Vinícola Garibaldi

O curso

O curso de Letras da UCS foi criado por Decreto Episcopal em 1959, mas seu funcionamento foi autorizado em 1961. Em 10 de fevereiro de 1967, conforme Decreto Federal nº 60200, os cursos de Letras Neolatinas, História, Filosofia, Ciências Econômicas, Direito, mais a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês e a Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul foram incorporados com a criação da Universidade de Caxias do Sul. Abrigado no Centro de Ciências Humanas, o curso é oferecido como licenciatura e conta, neste semestre, com cerca de 400 alunos matriculados em Caxias do Sul e nas unidades de Bento Gonçalves e Vacaria, onde o curso também funciona.

Além disso, também são oferecidos pela instituição cursos em nível de extensão e de pós-graduação lato e stricto sensu: Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa; Leitura e Produção Textual; Literatura Infantil e Juvenil; Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e Doutorado em Letras (UCS/UniRitter).

Bento Gonçalves

O curso de Letras do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) completou, em 2010, 40 anos. Desde 1970, quando foi criado, o curso de Letras do Carvi já formou mais de 750 profissionais. Atualmente, conta com 103 acadêmicos matriculados. Durante o curso, os alunos são preparados para atuar no ensino de Língua Portuguesa em escolas de Ensino Fundamental e Médio, como redator e revisor em editoras e agências de publicidade, tradutor ou crítico literário. De acordo com a sub-coordenadora do curso, professora Vanilda Salton Köche, o mercado de trabalho para os profissionais de Letras está em constante ampliação. “As escolas precisam, cada vez mais, de professores e as agências e editoras sempre buscam revisores e redatores, portanto os egressos do curso dificilmente ficam sem trabalho”, garante.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também