Melhor campanha em 10 anos

Quando o Esportivo anunciou o elenco para o segundo semestre, cheio de rostos desconhecidos e com orçamento bastante ínfimo, voltou a rondar o fantasma de 2011, quando o clube disputou a Copa Laci Ughini em circunstâncias semelhantes e cumpriu o calendário de 12 jogos sem uma vitória sequer. Encerrado o primeiro turno da Copa Serrana, no entanto, o risco de um novo vexame parece não assombrar mais. Com 77,7% de aproveitamento, campanha até o momento é a terceira melhor da história do clube na era Montanha dos Vinhedos.

O retrospecto acumulado nas primeiras seis partidas da Copa Serrana só é inferior ao mesmo número de jogos na arrancada da Copa RS (83,3%) e no Gauchão (88,8%) de 2004, ano da inauguração do novo estádio. A campanha, até o momento, é a melhor não apenas da Serrana, mas de todos os campeonatos regionais, disputados por 21 equipes. Além disso, o Esportivo divide com o Novo Hamburgo a alcunha de últimos invictos e tem a segunda melhor defesa entre os três torneios, com média de 0,66 gol por jogo.

Os números excedem as ambições mais otimistas do clube, que decidiu pela continuidade do futebol no segundo semestre para cumprir a perda de mandos de campo – posteriormente anulada pelo STJD – e observar jovens atletas que possam ser aproveitados nos times principal e Sub-19 em 2015. Por outro lado, a boa campanha endossa as convicções do técnico Júlio César Nunes. Ele admite que não esperava um primeiro turno tão avassalador, mas vem enfatizando, desde o começo da preparação, a confiança de fazer do alviazul um oponente exigente, mesmo com todos os obstáculos e limitações. “Os atletas estão correspondendo às minhas expectativas. Eu já conhecia a maioria e consegui colocar neles esse espírito competitivo. É uma equipe de entrega, de muita doação em campo, tanto que o que mais se ouve da torcida, hoje, é que dá gosto de ver o Esportivo, um time que mesmo quando não ganha, dá o máximo até o final, com o camisa nove voltando e dando carrinho e todo mundo marcando. Eu diria que para o clube, o objetivo já está sendo alcançado, que é lançar os meninos da base e fazer um laboratório para ver atletas que possam ter sequência em 2015. Mas para nós, atletas e comissão técnica, é importante fazer um campeonato bom, porque vai ser vitrine”, salienta o treinador, frisando que a equipe tem potencial para tornar-se ainda mais competitiva. “Eu vejo que a gente está muito bem defensivamente. Foram 12 partidas oficiais, e em nenhuma delas o adversário dominou totalmente o Esportivo, não teve isso. Todos os jogos foram controlados, quando perdemos, foi por diferença mínima. Mas ofensivamente, podemos melhorar mais. Sinto que a gente pode evoluir, falta rodar a bola, envolver o adversário, tentar agredir nos lados do campo, fazer movimentos que com o tempo a gente vai conseguir agregar à equipe”, ressalta.

O próximo desafiante será o Garibaldi, nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 15h, na Montanha dos Vinhedos, pela primeira rodada do returno. Júlio não poderá contar com o zagueiro Josias, expulso na última partida do primeiro turno; e com o lateral-esquerdo Hugo, com desconforto muscular. Com isso, Brunello e Bruno começarão jogando. Dessa forma, o time terá Adilson; Thiaguinho, Brunello, Vagner e Bruno; Thiago Costa e Diego Borges; Marcinho, Jean e Robinson; Heliardo.

Os ingressos para a partida custam R$ 10 para as arquibancadas e R$ 25 para as cadeiras.

Copa Serrana – 8ª rodada

Sexta-feira, dia 19

Esportivo x Garibaldi – 15h

Domingo, dia 21

Veranópolis x Marau – 15h

Ypiranga x Panambi – 16h

Classificação

1º Esportivo – 14

2º Ypiranga – 10

3º Juventude – 9

4º Marau – 7

5º Garibaldi – 6

6º Veranópolis – 6

7º Panambi – 4

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.