Menina Bianca é encontrada sem vida no Cânion Fortaleza em Cambará do Sul

Menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, foi encontrada morta no Cânion Fortaleza em Cambará do Sul

Menina  Bianca Bernardon Zanella é encontrada sem vida no Cânion Fortaleza em Cambará do Sul.
Equipes trabalharam por mais de 10 horas no resgate da pequena Bianca. Foto: CMBRS

A menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, foi encontrada sem vida por equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira (10), após cair no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS). O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. A área é operada pela concessionária Urbia Parques, responsável pela gestão do local.

O acidente ocorreu por volta das 13h30, quando a família da criança, de Curitiba (PR), estava no mirante, ponto mais alto do Cânion Fortaleza.

Segundo o secretário de Turismo de Cambará, Andrews Mohr, os pais relataram que caminhavam em direção a um banco de descanso para se sentar, onde fariam um lanche. Nesse momento, a menina saiu correndo, o pai tentou alcançá-la, mas ela acabou caindo do local. De acordo com a família, Bianca era diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Smith-Magenis (SMS).

O Corpo de Bombeiros Militar do RS foi acionado logo após a queda. Foram mobilizadas equipes dos pelotões de Canela e Gramado, do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Cambará do Sul, da Brigada Militar e de forças de segurança de Santa Catarina. No entanto, as más condições climáticas impediram o uso do helicóptero, e as equipes tiveram que acessar o cânion por terra.

Por volta das 17h30, a menina foi localizada a cerca de 70 metros abaixo da borda, com o uso de um drone equipado com câmera termográfica, capaz de detectar variações de temperatura. A partir desse momento, iniciou-se a montagem dos equipamentos para o acesso por cordas. Foi necessário perfurar rochas para fixar os sistemas de ancoragem, utilizando inclusive dois veículos dos bombeiros como base para o sistema de descida no precipício.

A descida começou por volta das 22h, em meio à forte neblina, o que aumentava o risco da operação. As equipes utilizaram técnicas de rapel e equipamentos especiais, atuando com máxima cautela.

Às 23h, os resgatistas alcançaram a menina, que já não apresentava sinais vitais. Bianca Bernardon Zanella foi colocada na maca e, em seguida, a equipe iniciou a ascensão do cânion. Os procedimentos foram então encaminhados à Polícia Civil e ao Instituto Geral de Perícias (IGP).

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também