Menina Bianca é encontrada sem vida no Cânion Fortaleza em Cambará do Sul
Menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, foi encontrada morta no Cânion Fortaleza em Cambará do Sul

A menina Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, foi encontrada sem vida por equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira (10), após cair no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS). O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. A área é operada pela concessionária Urbia Parques, responsável pela gestão do local.
O acidente ocorreu por volta das 13h30, quando a família da criança, de Curitiba (PR), estava no mirante, ponto mais alto do Cânion Fortaleza.
Segundo o secretário de Turismo de Cambará, Andrews Mohr, os pais relataram que caminhavam em direção a um banco de descanso para se sentar, onde fariam um lanche. Nesse momento, a menina saiu correndo, o pai tentou alcançá-la, mas ela acabou caindo do local. De acordo com a família, Bianca era diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Smith-Magenis (SMS).
O Corpo de Bombeiros Militar do RS foi acionado logo após a queda. Foram mobilizadas equipes dos pelotões de Canela e Gramado, do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Cambará do Sul, da Brigada Militar e de forças de segurança de Santa Catarina. No entanto, as más condições climáticas impediram o uso do helicóptero, e as equipes tiveram que acessar o cânion por terra.
Por volta das 17h30, a menina foi localizada a cerca de 70 metros abaixo da borda, com o uso de um drone equipado com câmera termográfica, capaz de detectar variações de temperatura. A partir desse momento, iniciou-se a montagem dos equipamentos para o acesso por cordas. Foi necessário perfurar rochas para fixar os sistemas de ancoragem, utilizando inclusive dois veículos dos bombeiros como base para o sistema de descida no precipício.
A descida começou por volta das 22h, em meio à forte neblina, o que aumentava o risco da operação. As equipes utilizaram técnicas de rapel e equipamentos especiais, atuando com máxima cautela.
Às 23h, os resgatistas alcançaram a menina, que já não apresentava sinais vitais. Bianca Bernardon Zanella foi colocada na maca e, em seguida, a equipe iniciou a ascensão do cânion. Os procedimentos foram então encaminhados à Polícia Civil e ao Instituto Geral de Perícias (IGP).