Menos vagas e mais desempregados

Os reflexos da crise econômica que assola o país podem ser sentidos ao se verificar a queda na oferta de postos de trabalho. De acordo com o coordenador da agência de Bento Gonçalves da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine), Alexandre Maso, nos últimos meses, houve uma “diminuição razoável” no número de vagas oferecidas, ao mesmo tempo em que aumentaram os pedidos de encaminhamento do Seguro-Desemprego. Desde o início do ano, em comparação ao mesmo período de 2014, houve queda de 7% nas recolocações no mercado de trabalho e aumento de 10,5% no número de trabalhadores que recorreram ao benefício.

O coordenador observa que a redução na oferta de trabalho foi acentuada após abril. Nos primeiros meses do ano, a média de vagas em aberto girava entre 200 e 300, semanalmente. Nesta semana, por exemplo, são apenas 32. A indústria, segundo ele, é o setor mais afetado. Até mesmo trabalhadores com mais de dez anos de empresa ou com cargo de gerência e altos salários estão sendo atingidos pelos cortes.

A maioria das vagas oferecidas pela agência é para áreas de produção e funções administrativas. Para cargos de escalão mais elevado, os empregadores costumam recorrer a agências particulares. Maso, que é responsável pela captação de vagas junto às empresas, não tem projeções muito otimistas para os próximos meses. “As empresas estão cautelosas. A expectativa dos empresários é de que a situação melhore somente no início de 2017”, observa.

Saldo negativo

Dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o saldo de empregos em Bento Gonçalves tem se mantido negativo. Em julho, foram fechados 443 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,04%, o maior do ano. Até então, a maior queda havia sido verificada em junho (-0,7%). O saldo acumulado é de 352 postos de trabalho fechados em 2015.

Atualmente, a média é de 50 encaminhamentos de Seguro-Desemprego por dia – incluindo pedidos que não chegam a ser concluídos por falta de documentação –, que devem ser realizados preferencialmente no turno da manhã. As senhas são distribuídas no início do expediente, não sendo necessária a formação de filas durante a madrugada. 

Novo horário

A partir da próxima segunda-feira, dia 31, a agência local da FGTAS/Sine passará a atender ao público das 8h às 16h, reservando uma hora para expediente interno. A unidade funciona na esquina entre as ruas Marechal Floriano e Félix da Cunha, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452 4824. Às segundas-feiras, as vagas são divulgadas no www.serranossa.com.br.

Sobram vagas para deficientes

Entre as vagas que permanecem maior tempo em aberto, estão as reservadas para pessoas com deficiência. O coordenador explica que o motivo é a baixa procura. “Entramos em contato com as associações do município, informando das oportunidades, mas a maioria já está trabalhando ou não tem interesse na vaga”, comenta Maso. No dia 25 de setembro, a unidade da FGTAS/Sine de Bento Gonçalves promoverá o “Dia D”. Nesta data, a agência atenderá das 7h30 às 16h30 exclusivamente aos deficientes que estão em busca de uma colocação no mercado.

Comparativo 2014-2015

Recolocações no mercado de trabalho

2014: 720

2015: 669

– Queda de 7%

Encaminhamento de Seguro-Desemprego

2014: 4.682

2015: 5.173

– Aumento de 10,5%

*De 01/01 a 24/08


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.