“Mesa ao Vivo” valoriza gastronomia regional
Como em um verdadeiro reality show, onde chefs famosos executam receitas remodeladas com o perfil da região, disponibilizando os pratos para degustação do público participante, o Mesa ao Vivo fará sua estreia no Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves durante a ExpoBento 2015. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho no Pavilhão A do Parque de Eventos e chega para fortalecer a área vinícola da feira em uma valorização da gastronomia regional.
Desde 2004, o evento enogastronômico itinerante percorre o Brasil. Esta é a primeira vez que o Mesa ao Vivo é realizado fora de uma capital. Serão aulas práticas em uma cozinha aberta, montada na área das vinícolas, que permitirão ao público visitante interagir com os grandes chefs em uma verdadeira arena gastronômica. Mais de mil pessoas poderão participar das 15 aulas previstas, 80 em cada uma delas. Já estão confirmados os nomes de quatro chefs nacionais: Evan Achcar, Emmanuel Bassoleil, Yann Corderon e Kátia Barbosa.
Com eles, outros 11 chefs regionais farão parte do Mesa ao Vivo. A programação inclui, ainda, aulas de degustação de vinhos com o editor chefe da revista “Prazeres da Mesa”, Ricardo Castilho. O projeto é uma ação conjunta entre a ExpoBento e a “Prazeres da Mesa”, que durante o evento estará produzindo ao vivo uma edição especial da revista com circulação nacional.
Área Vinícola
O projeto pretende também ampliar a presença das vinícolas no evento. A Área Vinícola foi totalmente reformulada, trazendo uma temática de época, acompanhando o tema da edição: a cidade de Bento Gonçalves. As vinícolas vão ocupar um espaço que retratará a cidade no início do século passado, com fachadas dos casarios e do comércio, fazendo um resgate histórico através da arquitetura.
Serão reproduzidos alguns ícones da arquitetura do município, como a prefeitura e a igreja Santo Antônio. O cenário contará com canteiros centrais e mesas, criando uma atmosfera de convívio para que o público possa usufruir do espaço e degustar, confortavelmente, os produtos das vinícolas ali instaladas. Para completar, um salão de eventos com palco e telão para a reprodução das apresentações que acontecerão no local, que deverá se consolidar como o “coração da feira”. “Apostamos na valorização das vinícolas em um espaço de época. Como inovação desta edição, o Mesa ao Vivo vem fechar com chave de ouro a iniciativa”, comenta o presidente da ExpoBento 2015, Laudir Miguel Piccoli, que destaca a importância do setor para a feira.
Para este ano, a feira direciona esforços para ampliar o número de vinícolas participantes. À frente da ação, está o diretor de Projetos e da Área Vinícola, Diego Bertolini, que acredita na ampliação da adesão das vinícolas em razão do novo projeto. “Estamos trazendo o maior evento de gastronomia do país para a ExpoBento, uma ação que vai gerar mídia nacional e atrair a atenção de um público apreciador da boa gastronomia e de bons vinhos. A oportunidade é única, abre espaço para quem deseja ser mais ousado e com presença no mercado”, salienta.
O setor vitivinícola tem importante papel no desenvolvimento da cidade e na sua projeção no cenário nacional. Responsável por atrair centenas de milhares de turistas todos os anos, o enoturismo tem sido uma importante fonte de renda para famílias que vivem da uva e do vinho, além de uma rede de atendimento que hoje oferece um trade diferenciado.
O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) – entidade promotora da feira -, Leonardo Giordani, sustenta o investimento não apenas pelo ganho direto às vinícolas, mas também a toda cadeia que se beneficia com o fortalecimento do setor. “O vinho é o nosso principal produto enquanto apelo institucional e de marketing. A partir dele, ainda em 1967, nossa cidade passou a ser vitrine e levou Bento a criar novas frentes de trabalho, hoje principais economias do município: móveis e metalurgia”, ressalta.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas durante o mês de abril pelo site www.expobento.com.br.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
Instagram: @serranossa
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.