Mesmo estado, duas estações: 8ºC e 32ºC na mesma hora

Imensa variação de temperatura entre o Sul e o Norte do Rio Grande do Sul marca a tarde desta segunda-feira

Imagens: MetSul Metereologia

Radical diferença de temperatura marca a tarde desta segunda-feira, 24/07, no Rio Grande do Sul com calor de verão em parte do estado e o rigor do frio de inverno em outras áreas do território gaúcho. Segundo a MetSul Metereologia, a temperatura variava literalmente entre 8ºC e quase 32ºC no mesmo horário na geografia gaúcha.

A temperatura às 15h no Sul e no Oeste gaúcho era de 8,9ºC em Pedras Altas, 9,5ºC em Pinheiro Machado, 10,1ºC em Canguçu, 10,6ºC em Aceguá e Jaguarão, 11,0ºC em Livramento, 11,1ºC em Piratini, 11,7ºC em Caçapava do Sul, 12,1ºC em Bagé, 12,2ºC em Lavras do Sul e Quaraí, 12,5ºC em Dom Pedrito, 12,6ºC em Encruzilhada do Sul, e 13,3ºC em Uruguaiana.

No mesmo horário, no Noroeste e no Norte do estado, os termômetros indicavam 31,5ºC em Porto Xavier, 30,8ºC em Santa Rosa, 30,6ºC em Porto Vera Cruz, 29,1ºC em Pejuçara, 28,7ºC em Espumoso, e 28,1ºC em Não-Me-Toque.

Por que a radical diferença de temperatura entre o Sul e o Norte do estado na tarde desta segunda-feira? Neste momento, há uma frente semi-estacionária entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, gerando o contraste térmica entre diferentes regiões do estado gaúcho.

Observe na imagem de satélite das 15h como o tempo estava aberto, inclusive com céu claro em vários pontos, no Noroeste e no Norte do estado. Trata-se da área que está sob influência do ar tropical quente que predominou no fim de semana no território gaúcho. No Sul e fronteira com o Uruguai, a nebulosidade predomina e chove em vários pontos. Na faixa central do estado, há muita nebulosidade e garoa isolada.

A previsão do tempo para amanhã indica muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas o sol deve aparecer em pontos da Metade Norte. O sistema frontal semi-estacionário desloca-se um pouco para o Norte. Chove principalmente em municípios do Oeste e do Sul, mas as precipitações avançam para pontos do Centro do estado, inclusive Porto Alegre. Na Metade Norte, a chuva será muito irregular e não chega a chover em todas as cidades. A temperatura estará amena a agradável na maior parte do estado. Porém, um novo ciclone extratropical oriundo do rio da Prata, na divisa entre o Uruguai e a Argentina, está previsto para atingir o Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 26/07, trazendo chuva, vento e queda de temperatura.