Mestrado em Engenharia de Produção da UCS Bento traz soluções para o dia a dia das empresas

Egressos relatam como curso ajudou no desenvolvimento de respostas para demandas dos negócios

Foto: Divulgação/UCS Bento

Com processo seletivo em fluxo contínuo na UCS Bento, o mestrado profissional em Engenharia de Produção é focado em desenvolver métodos que ensinam o aluno a resolver problemas, além da qualificação para ser docente no ensino superior.

Quem já cursou as aulas dessa pós-graduação sabe o impacto que a formação científica trouxe para dentro do ambiente de trabalho. “Com o mestrado, tive a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em probabilidade e estatística e algoritmos de otimização, aplicando-os em diversas atividades dentro da empresa como, por exemplo, para auxílio na tomada de decisão de compra e venda de energia”, atesta Maikon Del Ré Perin, que atua na área de Risco e Inteligência de Mercado da Ludfor Energia.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Formado em Engenharia Eletrônica pela UCS, ele resolveu cursar na mesma universidade o mestrado em Engenharia de Produção. E percebeu como os ensinamentos estão alinhados com as práticas mais modernas do mercado. Sua dissertação de mestrado foi na área de previsão de preço de energia elétrica do mercado spot, utilizando Deep Reservoir Computing – uma topologia de rede neural.

  • Vinícola Garibaldi

Recentemente, conta Perin, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das usinas do país, utilizou a mesma topologia de rede neural usada por ele na dissertação de mestrado, para estudos e análises de previsão de carga de energia. “Isso mostra que o conteúdo e as pesquisas que são elaboradas no Programa de Pós-graduação da UCS sempre buscam inovar e alcançar as necessidades do mercado de trabalho”, avalia.

Um dos docentes do programa e coordenador do mestrado, o professor doutor Odacir Graciolli, comenta que o curso dá uma formação científica para os alunos resolverem problemas práticos. “Desenvolvemos alunos para que eles tenham o conhecimento do processo, do método de como resolver problemas, pensar e executar soluções”, destaca.

Também formado no PPG da UCS em Engenharia de Produção, Cleber Pessuto é outro que contabiliza as vantagens de ter concluído o curso, que acabou apresentando um recurso personalizado para a empresa em que trabalha. Atuante numa empresa de logística, o profissional diz que o segmento tem inúmeros desafios, incluindo a roteirização. A empresa buscou uma solução no mercado, mas para atender à demanda seria necessário desenvolvimento, e os custos se tornavam impraticáveis. “Diante disso, o mestrado em Engenharia de Produção da UCS surgiu como uma alternativa, em que poderíamos apresentar nosso problema para especialistas no tema e discutir a melhor alternativa, e assim avançamos no desenvolvimento de uma solução sob medida para a nossa realidade”, elogia.

De caráter profissional – ou seja, mais direcionado ao mercado de trabalho –, a pós pode ser realizado sob a ótica de duas linhas de pesquisa: Modelagem e Análise de Sistemas de Qualidade e Produção, focado na solução de problemas por meio de métodos quantitativos; e Estratégias de Sistemas de Qualidade e Produção, relacionado a decisões por métodos de gestão de qualidade e produção. O curso tem duração de 24 meses.

Para saber mais, acesse ucs.br, clique na aba Ensino e escolha a opção Mestrado e Doutorado, pesquisando sobre o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção. Ou, informe-se com a área de Relações com o Mercado da UCS Bento, através do WhatsApp (54) 99653-3184.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também