Mestre formada pela UCS conquista troféu Dyonélio Machado


 

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Daniele Marcon, de Bento Gonçalves, recebeu, no último dia 12, o Troféu Dyonélio Machado, em Porto Alegre. Pelo seu trabalho “Afinal de contas, o que é um gaúcho?”, dissertação defendida em 2015, a pesquisadora obteve o prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras, na categoria Tese e Dissertação. “Sinto-me honrada em ter recebido um prêmio como este, graças a um trabalho que tanto me deu prazer em realizar. É uma distinção muito grande”, destacou Daniele.

Com orientação do professor João Claudio Arendt, o trabalho de Daniele abordou a percepção do escritor Erico Verissimo sobre a identidade do Gaúcho. Para a pesquisadora, a conquista teve um sentimento especial. Na mesma cerimônia de premiação, o autor Luis Fernando Verissimo era agraciado como escritor do ano pela Academia. “Ser premiada junto dele é algo que levarei para a vida”, ressaltou.

Para os próximos anos, a pesquisadora pretende continuar se dedicando à formação acadêmica na área de Letras. “Ainda não tenho definições quanto ao futuro, mas, certamente, continuarei meus estudos. Amo as letras e todas as suas áreas. Há muito ainda que aprender, portanto, estou certa de que tenho um longo caminho a percorrer”, projeta.