Meteoro ilumina o céu sobre a Lagoa dos Patos, no RS
Este é o segundo “fireball” a ser registrado em 2024 no estado, segundo o Observatório Heller & Jung, de Taquara. O nome refere-se à intensidade da luz do corpo celeste
O Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, a 80 km de Porto Alegre, registrou o momento em que um meteoro cruzou o céu sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira, 16/01, e iluminou a região da Lagoa dos Patos, no Sul do estado.
O professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, afirma ter avistado o segundo “fireball” do ano. O nome refere-se à intensidade do brilho do corpo celeste.
“A magnitude (brilho) foi de -9,7, sendo um pouco maior do que o primeiro registrado no dia 7 de janeiro”, conta Jung. Em relação à magnitude, quanto menor o número, mais brilhante é o meteoro.
Pouco depois da meia-noite, o observatório registrou o evento, que durou 1,5 segundos e o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 109,1 km.
“O meteoro é um fragmento de um corpo (cometa ou asteroide) ainda desconhecido. Isso se torna interessante, pois neste período ocorreram dois fireballs que podem pertencer a um corpo celeste que passou próximo ao nosso planeta em dado momento”, conclui o professor.