Meteorologistas alertam para o risco de tempestades no RS no fim de setembro

Analisando modelos de projeção computadorizados, especialistas da MetSul Meteorologia alertam que o período entre o fim de setembro e o começo do mês de outubro poderá ser de alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul com possibilidade de fortes a intensas tempestades. Embora seja cedo para emitir quais regiões correm mais risco de tempestade, modelos numéricos têm sido consistentes em apontar um cenário de alerta.

As projeções computadorizadas indicam o ingresso de ar quente no Estado, com temperatura em 850 hPa (ao nível de 1.500 metros) de até 25°C, valor considerado excepcionalmente alto. Os números também mostram valores de pressão atmosférica baixos demais que poderiam chegar a 1.000 hPa ou menos. A atmosfera superaquecida e a pressão em valores muito baixos criam condições ideais para a ocorrência de tempestades bastante fortes no período.

Projeções de índices de instabilidade atmosféricas são mais confiáveis apenas em curto prazo, entretanto o que começam a sinalizar indica uma condição de alto risco de tempo severo, seja por vendavais ou granizo. Os mapas mostram o índice de instabilidade Showalter para a virada deste mês com valores muito negativos e que indicam um alto risco de tempestades.

 


 


 

O tempo seco predomina com sol no Rio Grande do Sul até a sexta-feira. Alguns dados indicam chance de instabilidade muitíssimo isolada entre quinta e sexta. No decorrer do fim de semana o tempo vai mudar com áreas de instabilidade que vão trazer chuva para o Estado, dando início ao período de instabilidade que vai avançar com intervalos de melhoria até o começo de outubro e que pode trazer muitos temporais e alguns intensos.