Milei toma posse como presidente da Argentina e diz “não há dinheiro”

No início do seu discurso, o novo presidente afirmou que “hoje começa uma nova era na Argentina”

Foto: Redes Sociais/Divulgação

Eleito em novembro após derrotar Sergio Massa nas urnas, o novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo, 10/12.

A cerimônia no Congresso Nacional começou por volta das 11h15, sem a presença de Milei, e foi conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner. O novo mandatário foi declarado presidente do país às 11h20 da manhã.

Por volta das 11h45, Milei chegou ao local após ter desfilado em carro por diversas ruas da capital argentina, sendo saudado por eleitores e acompanhado de sua irmã, Karina Milei.

No início do seu discurso, o novo presidente afirmou que “hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país”, disse.

Milei reforçou em diversos momentos a necessidade de o país realizar cortes nos gastos públicos. “Tenho que deixar claro que não há alternativa ao ajuste fiscal”, afirmou.

Segundo ele, para fazer políticas gradualistas seria necessário realizar financiamentos. “Lamentavelmente tenho que dizer: no hay plata”, que na tradução significa: “não há dinheiro”, afirmou o novo presidente.

Milei também relembrou a população em situação de pobreza, os problemas no desempenho dos alunos argentinos na educação e a situação de emergência na infraestrutura.

“Só 16% das estradas estão asfaltadas e 11% estão em bom estado”, declarou o presidente. “A situação da Argentina é crítica e de emergência”, salientou.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado para a cerimônia, mas acabou enviando o chanceler Mauro Vieira para representá-lo.