Milhares de moradores de Bento ainda são afetados pelo desabastecimento de água

A Zona Norte da cidade enfrenta os problemas mais graves

Milhares de moradores de Bento ainda são afetados pelo desabastecimento de água
Foto: Corsan/Divulgação

São inúmeras as mensagens da população da Zona Norte de Bento Gonçalves que ainda é afetada pelo desabastecimento de água. Segundo moradores do bairro Aparecida que entraram em contato com o SERRANOSSA, a água não chega plenamente nas casas a mais de 8 dias. Bairros como São Roque, Zatt, Ouro Verde, São João, Jardim Glória também são afetados.

Na última semana, por causa da cheia e transbordamento do Arroio Barracão, a Estação de Tratamento da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) foi afetada e interrompeu quase que 100% o fornecimento de água para Bento Gonçalves, além de problemas em demais municípios de abrangência da Companhia. A Barragem São Miguel, localizada na Linha São Miguel, no distrito de São Pedro, ameaçou romper devido ao nível elevado da água.

Os problemas foram resolvidos, de acordo com a Corsan, com a normalização do abastecimento de água sendo realizada de forma gradativa. Contudo, ainda há cidadãos de Bento sem água em suas torneiras. Segundo um morador, a falta de água na região não é exclusiva deste momento. “A água vem de madrugada, fica um pouco e acaba. Quem que vai acordar 4 horas da manhã para encher recipientes? Nem todos tem caixa d’água”, disse à reportagem.

Durante todo o último sábado, 04/05, equipes de mergulho da Corsan trabalharam na limpeza dos crivos, equipamentos responsáveis por filtrar impurezas, e realizaram manobras operacionais para melhorar a distribuição no município.

Na noite de segunda-feira, 06/05, o prefeito de Bento, Diogo Siqueira (PSDB), publicou vídeo nas redes sociais comentando sobre a questão da falta de água, principalmente na Zona Norte.

Segundo Siqueira, uma força-tarefa seria iniciada ainda na noite de segunda. “Vão ser fechados alguns registros onde tem água suficiente e vai ser direcionado totalmente para a Zona Norte, esse é o primeiro objetivo. Ao mesmo tempo, está vindo equipes de outras cidades maiores, que têm contrato com a Corsan, de helicóptero para Bento Gonçalves para ajudar em toda essa tarefa”, explicou, ainda pontuando que as fortes chuvas causaram estragos em diversas tubulações. Equipes da Corsan e da prefeitura foram destacadas para localizar e diagnosticar os vazamentos.

“No momento em que se controla essa perda de água, consegue encher todas as caixas e aí sim fornecer água para todo cidadão”, disse Siqueira.

Veja o vídeo do prefeito

O SERRANOSSA questionou a Corsan sobre as localidades desabastecidas, contudo, não obteve resposta até a publicação desta matéria. Caso posicionamento seja encaminhado, ela será acrescido ao texto.