Miniempresas comercializaram produtos na ExpoBento

O espírito empreendedor de cerca de 40 adolescentes levou as instituições de ensino Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira e Colégio Sagrado Coração de Jesus, que participam do Programa Miniempresa Junior Achievement, realizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), a expor os produtos confeccionados pelos estudantes na ExpoBento 2014. A feirinha, localizada na Praça da ExpoBento, durou dois dias.

A comercialização aconteceu na sexta-feira e sábado, 13 e 14 de junho, e os alunos fizeram um revezamento para mostrar os objetos aos visitantes da feira. Advisers também estiveram presentes para auxiliar os estudantes nos negócios. Foram aproximadamente dois meses para teoria, planejamento e prática do projeto, elaborados por cada escola.

Os estudantes do Sagrado desenvolveram um suporte para carregar celular. Segundo o grupo de 14 alunos, o objeto feito com madeira tem o intuito de resolver problemas comuns quando o aparelho esta carregando na tomada. De acordo com o presidente da equipe, Mateus Alves, o programa estimula todos para serem bons empreendedores no futuro. “Com os encontros temos uma noção de como as coisas funcionam. Tivemos alguns problemas no início e precisamos aprender a contornar a situação”, destaca.

Os 14 estudantes do Aparecida optaram por fazer um produto multiuso, que pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres. A criação foi uma nécessaire, em que as pessoas podem colocar na bolsa com diversos objetos e quando precisar trocar de lugar, pode transferir apenas a nécessaire para a outra bolsa. “Conseguimos ter uma visão do futuro a partir de agora, aprendemos a ter uma cabeça empreendedora, saber como abrir e manter uma empresa”, afirma o presidente do grupo, Gabriel Farina.

O Medianeira resolveu inovar e os alunos produziram camisetas tie-dye, para entrar na moda. O processo, todo confeccionado por eles, permitiu que o resultado final proporcionasse camisetas únicas. O presidente da equipe, Matheuz Tremarin, afirma que o trabalho em equipe é a melhor forma para se trabalhar. “Aprendemos a respeitar os limites de cada pessoa, ter paciência para que no final dê tudo certo”, salienta.

Todo o processo de planejamento e aplicação prática do programa é acompanhado pelos advisers. Antônio Luiz Soliman, adviser financeiro do Medianeira, já trabalhou em diversas edições e diz que a atividade sempre é recompensadora. “É gratificante fazer parte da equipe porque esses jovens têm ideias novas, são criativos e têm facilidade para o trabalho em equipe”, afirma.

O Programa Miniempresa Junior Achivement é coordenado por Ana Paula Soliman, que faz parte da diretoria do CIC/BG. Segundo Ana Paula, a atividade é um projeto de vivência, por isso, é um sucesso. “Tudo começa com um bom planejamento e depois se coloca em prática. A troca de experiências com os advisers, que estão loucos para passar o seu conhecimento, é gratificante para os estudantes. Outro ponto que conta muito é a escola acreditar no programa, que é um diferencial para os alunos, assim tanto resultados positivos no final”, conclui. Com o término das atividades pode-se observar diferenças entre estudantes que participam do programa e de outros que não fazem parte.

Os produtos serão expostos novamente à venda em feiras realizadas nas próprias escolas da equipe e em outros pontos que surgirem a oportunidade. Os estudantes também terão uma cerimônia de formatura que ainda não tem data definida.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.