Ministério da Saúde distribui mais 2,9 milhões de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde iniciou no sábado, 06/02, a distribuição aos estados e ao Distrito Federal de mais 2,9 milhões de doses da vacina CoronaVac, contra a COVID-19, fornecidas pelo Instituto Butantan.

Segundo a pasta, a previsão é que a distribuição dessas doses seja concluída na segunda-feira, 08/02. Toda a logística de transporte é feita por aviões. Uma vez nos estados, cabe aos governos estaduais providenciarem a distribuição aos municípios, com o auxílio do Ministério da Defesa.

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a divisão das doses entre as unidades da Federação é feita de modo proporcional à população dos grupos prioritários para esta primeira fase de vacinação.

Neste momento, os grupos prioritários são: idosos acima de 90 anos, indígenas que vivem em terras demarcadas, profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Até o momento, mais de 3 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil.

Vacinação no RS

Desta nova remessa, o Rio Grande do Sul deverá receber 193,2 mil doses, as quais deverão dar início a segunda fase da imunização no estado. Nesta, estão inclusos idosos acima de 85 anos. Para esse público serão destinadas 147 mil doses, número suficiente para atingir cerca de 43% dessa população. As outras cerca de 46,2 mil doses servirão para alcançar em torno de 78% dos profissionais que trabalham em unidades de saúde no Estado.

Com as 511,2 mil doses já recebidas, o Estado vacinou até agora quase 215 mil pessoas com ao menos a primeira dose. São 174,4 mil profissionais da saúde, 32,4 mil moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), 7,7 mil indígenas e 1,3 mil pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas.

Fonte: Agência Brasil e governo do RS