Ministério da Saúde garante habilitação de leitos do Hospital Geral, em Caxias do Sul

Uma comitiva de Caxias do Sul e de outros municípios da Serra Gaúcha estiveram presentes na reunião, que ocorreu em Brasília; o Hospital Geral é referência para mais de um milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde

Foto: Luz Dorneles/Divulgação

A deputada federal Denise Pessôa (PT) esteve reunida com o Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 21/06, em Brasília. Ao lado da parlamentar, uma comitiva formada por representantes de Caxias do Sul e da região da Serra Gaúcha tratou de questões ligadas à área da saúde.

Na pauta do encontro, a habilitação e os recursos necessários para iniciar os atendimentos da nova ala do Hospital Geral (HG) e a revisão do Teto MAC (média e alta complexidade). Durante a reunião, o chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares do Ministério da Saúde (MS), Francisco José D’Angelo Pinto, destacou que as reivindicações de Caxias do Sul foram encaminhadas.

“Helvécio [Magalhães, Secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS] me autorizou a falar aqui com vocês que o pleito de Caxias do Sul está bem encaminhado e prestes a ser resolvido. Ele não me permitiu informar valores, mas é muito próximo do que está sendo pleiteado aí”, anunciou.

Na avaliação de Denise, o encontro foi positivo. “O Ministério da Saúde irá encaminhar a habilitação dos leitos do Hospital Geral, revisar o teto MAC e vistoriar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] para que também receba recursos. Caxias do Sul precisa de leitos. É uma situação triste e delicada, ainda mais nesse momento de inverno, quando as pessoas adoecem mais. Temos urgência em liberar os leitos e atender essa demanda do HG”, afirmou.

No início da reunião, o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, apresentou dados a respeito do hospital. O valor necessário para habilitação mencionado por ele foi na casa de R$ 7 milhões por mês. Além de Sandro, o grupo contou com o deputado Pepe Vargas (PT), o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, José Dambrós (PSB), entre outros parlamentares da cidade, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e do Parlamento Regional, entre outras autoridades caxienses.

Hospital Geral

O HG é referência para mais de um milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Ele oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento à gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. O hospital presta assistência integral e sistematizada para toda a população da região, de forma universal e gratuita, oferecendo atendimento multiprofissional.