Ministério da Saúde habilita 5 leitos de UTI SUS para COVID-19 no Tacchini

Nesta terça-feira, 09/06, o Ministério da Saúde habilitou os 5 leitos de UTI SUS exclusivos para pacientes da COVID-19 no Hospital Tacchini. A solicitação havia sido realizada pelo hospital ainda na metade do mês de maio, devido à alta demanda gerada pela pandemia do novo Coronavírus. Entretanto, enquanto a habilitação não era consolidada, a prefeitura de Bento Gonçalves havia assinado, na quinta-feira passada, 05/06, uma espécie de contrato de aluguel para arcar, temporariamente, com as diárias desses leitos. Agora, com a habilitação publicada no Diário Oficial, a União passa a arcar com os R$ 1,6 mil da diária de cada um dos leitos – R$ 240 mil mensalmente. 


 

Também nesta terça-feira foram habilitados 5 leitos de UTI SUS no Hospital São Carlos, de Farroupilha, e outros 8 no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado. 

Em Bento, o Tacchini conta agora com 18 leitos de UTI Adulta SUS, sendo 5 exclusivos para pacientes com Coronavírus. Para o privado e planos de saúde, são 17 leitos. Além desses, o hospital conta com 5 acomodações provisórias, adequadas para a pandemia.

Os leitos exclusivos para a COVID-19 terão validade de 90 dias, contando a partir desta terça-feira, 09/06. 

Foto: Divulgação/Tacchini