• Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Ministério Público indica necessidade de adequação em obra do túnel

  • Vinícola Garibaldi

Após audiência decorrente de inquérito civil, ficou acordado que prefeitura de Bento irá ampliar alças de acesso para possibilitar manobras de veículos maiores. Simulação deve ser realizada após a adequação para garantir eficácia da medida

Foto: arquivo/SERRANOSSA

O Inquérito Civil do Ministério Público que apura possíveis falhas nas obras do túnel do São João, em Bento Gonçalves, teve novos desdobramentos recentemente. No dia 09/06, foi realizada uma audiência com o MP e a prefeitura de Bento Gonçalves, a fim de “colher esclarecimentos” sobre a obra, conforme informa a promotora Carmem Garcia.

Na ocasião, ficou acordado que a prefeitura de Bento Gonçalves irá ampliar as alças de acesso ao túnel, a fim de permitir manobras de veículos maiores. Essa é uma das principais queixas de representantes de transportadoras do município, tendo em vista que a estrutura do túnel não permite a circulação de certos veículos como ônibus de transporte rodoviários (3 eixos), carreta de cinco eixos (18,60m), bitrem de sete eixos (BT7) e bitrem nove eixos, por exemplo – conforme denúncia encaminhada por empresários ao MP.

Em maio, o Ministério Público havia informado que estava aguardando um parecer técnico do Gabinete de Assessoramento Técnico (GAT), a “fim de verificar se a obra, do modo como foi projetada, oferece risco à segurança e permite o tráfego de veículos maiores”, disse a promotora Carmem na época.

Após o recebimento do parecer, o MP marcou a audiência realizada no dia 09/06, quando foram acordadas as adequações na obra. Conforme a prefeitura de Bento, a ampliação das alças ainda não teve início, “mas serão feitas”, afirma o Poder Público.

Depois que as mudanças forem feitas, deverá ser realizada uma simulação para garantir que a “medida será suficiente para atender a demanda das transportadoras”, informa a promotora. A simulação deve ser realizada em um prazo de 30 dias, a contar da data da audiência.

Prazos

Em maio, o consórcio responsável pela construção do túnel solicitou mais um aditivo de prazo. As obras tiveram início em agosto de 2020 e tinham previsão inicial de conclusão em 10 meses. Desde então, novos prazos foram sendo estabelecidos. O último previa que a estrutura fosse finalizada ainda no mês de maio.

Com esse novo aditivo de prazo, a expectativa é que as obras sejam concluídas em agosto. Até o momento, o valor total segue em R$ 13,4 milhões.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também