Ministro Barroso passa mal e é internado em Brasília
Ministro Luís Roberto Barroso do STF foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), passou mal nesta quarta-feira (15) e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Segundo a assessoria do STF, ele foi levado ao pronto-socorro, onde passou por exames para investigar uma suspeita de virose. O ministro permaneceu internado durante a noite.
No mesmo dia, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a aposentadoria antecipada de Barroso. Com o documento, ele deixará o cargo no próximo sábado (18).
Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo integrante para a Corte, sem prazo definido para a nomeação.
Barroso havia anunciado sua aposentadoria antecipada na semana passada. Aos 67 anos, ele poderia permanecer no STF até 2033, mas afirmou: “Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”.
O anúncio ocorreu pouco depois de encerrar sua gestão como presidente do STF e de ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.
Em setembro, durante um pronunciamento sobre o fim do julgamento da chamada “trama golpista”, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, Barroso apareceu com voz baixa, olheiras e ombros caídos. Na ocasião, disse que considerava injusta a decretação de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil e os ministros da Corte.
Indicado ao Supremo em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, Barroso assumiu a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, aposentado em 2012. Natural de Vassouras (RJ), é doutor em Direito Público pela UERJ e mestre em Direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos. Antes de chegar ao STF, atuou como advogado no setor privado.