Ministro da Segurança Pública participa de Fórum Nacional de Segurança em Bento

Centenas de profissionais da Segurança Pública de vários estados do Brasil participaram da abertura oficial da 8ª edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, que ocorreu na última quinta-feira, dia 21, na Fundação Casa das Artes.

O ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann participou da abertura do evento, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer, do Deputado Federal Osmar Terra, do Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, do vice-prefeito, Aido José Bertuol, e do presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, além de diversas autoridades da segurança pública e prefeitos de municípios.

Na ocasião, o Ministro destacou a importância de um evento como este, que reúne um grande número de autoridades da área. Em seu pronunciamento ressaltou a importância de Políticas Públicas, além do dever do Estado, e o direito e responsabilidade que é de todos. "O mais importante é a prevenção social, essa é a melhor política de segurança que existe, e neste caso o gargalo está na juventude de 15 a 24 anos. Hoje, 77% dos apenas estão na faixa de 18 a 29 anos. Temos que cuidar dessa geração, é nossa responsabilidade", ressaltou.

O Ministro, ainda lembrou que na última terça-feira, 19, o Senado aprovou a Medida Provisória que cria, em caráter permanente, o Ministério da Segurança Pública.

De acordo com os dados elencados pelo Ministro, atualmente o número de apenados ultrapassa 700 mil, além de mais de 500 mil mandados de prisão a serem cumpridos. A previsão é que até o fim de 2019, serão mais de um milhão de apenados.

Em Bento Gonçalves, o pedido da comunidade já saiu do papel, através de um modelo inovador que possibilitou a troca de bens inservíveis pela área onde está sendo construída a penitenciária masculina, que sairá do centro da cidade. A construção está em estágio avançado, com prazo previsto para conclusão de 10 meses. O presídio contará com 450 vagas.

"A capital brasileira do vinho se sente honrada em receber tamanho evento. Estamos caminhando para a segurança que queremos para nossa população, temos o programa de segurança integrada, ações de união com a região, estamos criando a Guarda Civil, enfim são ações que beneficiam o cidadão. Que este evento nos dê um norte e apresente um rumo para o melhor da sociedade", enfatiza o prefeito Guilherme Pasin.

O Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança segue até o final da tarde desta sexta-feira, dia 22, na Fundação Casa das Artes.