Ministro do Trabalho deve vir à Serra Gaúcha na próxima semana

Será realizado um balanço das ações do pacto de boas práticas trabalhistas na vitivinicultura do Rio Grande do Sul

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, deve vir à Serra Gaúcha na próxima quinta-feira, 14/12, para cumprir agenda sobre o balanço das ações do pacto de boas práticas trabalhistas na vitivinicultura do Rio Grande do Sul.

A reunião, com entidades e representantes do setor, está marcada para ocorrer em Farroupilha, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, a partir das 10 horas.

O encontro é uma continuidade do pacto, assinado em maio deste ano, após 207 trabalhadores terem sido resgatados em situação análoga à escravidão, em Bento Gonçalves, em fevereiro.

Além do balanço sobre o que foi feito ao longo dos últimos meses para tornar contratações e alojamentos legais perante à lei, também será divulgado como funcionarão as fiscalizações durante a safra da uva, que inicia este mês.

Após o encontro em Farroupilha, Marinho seguirá para Porto Alegre, onde também debaterá o assunto das boas práticas agrícolas, na Assembleia Legislativa, e também sobre o enfrentamento à concorrência desleal no trabalho terceirizado.