Minúsculi defende animais de concreto

O anúncio de que as praças de Bento Gonçalves passariam a contar com animais de concreto teve grande repercussão na comunidade. A iniciativa, chamada de “Praça Viva”, deixou boa parte da população descontente em função do alto custo: R$ 79,9 mil. As estátuas, confeccionadas pelo escultor Clóvis Dapper, foram exibidas pela primeira vez no desfile cívico do ano passado e chamaram atenção. Dapper é o responsável pelas réplicas de dinossauros instaladas no parque Terra Mágica Florybal, em Canela. Os bichos foram adquiridos pela secretaria municipal do Meio Ambiente (Smmam), na gestão de Airton Minúsculi (PT), que nesta semana retomou sua cadeira na Câmara de Vereadores e, em conversa com o SERRANOSSA, defendeu o projeto: “Será uma explosão para o turismo”, projeta.

Minúsculi disse ter ficado descontente com as críticas recebidas. “A população reclamava que as praças estavam vazias. Nossa intenção foi criar atrativos, junto com as reformas”, esclarece. A inserção de animais de diferentes espécies foi uma das alternativas estudadas. São 34 esculturas representando animais do continente que serão colocadas em praças do município e contarão com uma placa de identificação, contendo informações sobre a espécie. “Escolas do município irão visitar as praças como complemento aos estudos”, estima. Além disso, Minúsculi também classifica a iniciativa como um atrativo para os turistas. “Precisamos de opções diversas para competir com outros municípios da região”, destaca.

O fiscal da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), Jorge Acco, participou da elaboração do projeto. “Auxiliei a secretaria fornecendo livros sobre animais silvestres da região e animais ameaçados de extinção”, explica. Para Acco, se a iniciativa for levada adiante, trará benefícios para comunidade, especialmente em relação à educação ambiental.

Sem prazo para instalação

Segundo o atual titular da Smmam, Delarci Martins de Lima (Cascão), que deve deixar o cargo nesta quinta-feira, dia 5, para concorrer nas próximas eleições municipais, a definição sobre que estátuas serão colocadas em cada praça ainda não foi feita. “Dependerá do final das reformas”, justifica. Enquanto isso, os animais de concreto seguem em um depósito da secretaria municipal de Obras, no bairro Salgado.

Reportagem: Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa