Miolo Wine Group classifica 26 amostras

A Miolo Wine Group classificou 26 amostras de vinho entre as 30% mais representativas da safra 2011. O resultado foi anunciado na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida em 24/9 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reunindo mais de 800 apreciadores da bebida no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Foi a empresa que classificou o maior número de amostras entre todas as participantes, consolidando sua posição de referência na produção de vinhos finos de qualidade no Brasil.

O enólogo chefe da empresa, Adriano Miolo, comemora o fato de todos os projetos da MWG terem sido destacados. “Os vinhos foram avaliados por um seleto grupo de críticos, o que nos dá a satisfação de comprovar que a MWG tem conseguido aproveitar o potencial de cada terroir em que está presente”, afirma.

A empresa também se sobressaiu na seleção das 16 melhores amostras degustadas às cegas ao vivo no evento pelo público e comentadas por especialistas convidados da ABE vindos de sete países. Os vinhos escolhidos foram o Tannat, do Seival Estate (Campanha do RS), descrito pelo italiano Roberto Rabachino, presidente da Fisar Internacional, o Cabernet Sauvignon, do RAR (Campos de Cima da Serra, RS), comentado pelo chileno Sergio Harmazabal, vice-presidente da Associação de Enólogos do Chile,  e um vinho rosé, da variedade Cabernet Sauvignon, da Vinícola Almadén (Campanha do RS), descrito pelo francês e doutor em enologia Jean Lucien Cabirol.

Participaram da pré seleção dos vinhos 383 amostras de 72 vinícolas. As amostras foram avaliadas em 16 sessões, entre os dias 5 e 26 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. A avaliação foi feita por 113 enólogos, todos com experiência em degustação. As amostras foram degustadas às cegas, informando-se aos degustadores somente a categoria (grupo) do vinho – sem mencionar o nome da variedade. Desta avaliação foram escolhidas 30% das amostras mais representativas e selecionadas as 16 melhores, degustadas no último sábado.

Descrição Sensorial das amostras da Miolo selecionadas para o Painel de Degustação da ABE

Categoria: Rosé Seco

Cabernet Sauvignon

Vinícola Almadén – amostra 379

Comentarista: Jean-Lucien Cabirol

Vinho límpido, brilhante, de coloração salmão, vermelho cereja/rosáceo. Aroma de média intensidade, com notas de morango, framboesa, cereja, groselha e amoras doces. É elegante, com leves notas de pêssego e vegetal. No sabor tem um ataque doce, é agradável, de média acidez; tem um bom corpo e estrutura. Tem uma média persistência, é equilibrado, com retrogosto agradável e intenso (morangos maduros). 

Categoria: Tinto Fino Seco

Cabernet Sauvignon

Rasip Agropastoril – amostra 269

Comentarista: Sérgio Hormazabal

Aspecto com abundante formação de lágrimas na superfície da taça, coloração intensa, vermelho rubi, profundo, com reflexos violeta. Aroma de ameixa seca, frutas vermelhas, cassis, mentolado, couro, feno, marmelo, especiarias e tostado. Paladar com ataque sutilmente doce, encorpado, generoso/alcoólico (potente), com taninos marcantes/concentrados, contribuindo para a textura do vinho. Muito boa persistência de sabor, com retrogosto de especiarias.

Categoria: Tinto Fino Seco

Tannat

Seival Estate – amostra 304

Comentarista: Roberto Rabachino

Coloração rubi intenso, com toques violáceos. Aroma de média intensidade, de fruta madura, com notas de amoras, geleia, groselha, compota, eucalipto, tostado, chocolate e marmelo (calda). Paladar com certa doçura, de bom corpo, madeira bem equilibrada e de taninos macios. É persistente, com retrogosto prolongado e complexo.

A MWG é o maior grupo de vinhos finos do Brasil, com a elaboração de 12 milhões de litros de vinhos finos e possui a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.200 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira). A empresa detém uma linha de  mais de 100 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. O grupo possui sete projetos em seis regiões vitivinícolas brasileiras: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Seival Estate (Campanha, RS), Vinícola Almadén (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhas e Vinhos (Serra Gaúcha, RS), Bellavista Estate (Campanha Gaúcha-RS) e Vinícola Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA). Conta também com seis acordos de joint ventures internacionais: Costa Pacífico (Chile), Osborne (Espanha), Los Nevados (Argentina), Henry Marionnet (França), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br