Missa dos haitianos celebrada em Bento

Foi realizada na noite da segunda-feira, dia 23, uma missa de Natal especial com a participação da comunidade haitiana de Bento Gonçalves. A celebração foi promovida pela Pastoral do Migrante da paróquia Santo Antônio.

Cerca de cem haitianos participaram do encontro ecumênico. O objetivo foi aproximar os imigrantes da comunidade bento-gonçalvense. “Essas pessoas estão longe de seu país, em uma cultura diferente. Essa foi a forma que encontramos para ajudá-los a se inserirem na comunidade”, disse a irmã Ângela, coordenadora da catequese da paróquia. Na ocasião, uma bebê haitiana foi batizada.

A missa foi celebrada pelo padre Adelar Baruffi nas línguas portuguesa e francesa. Cantos tradicionais da igreja católica foram misturados com canções da religiosidade haitiana. A Pastoral do Migrante arrecadou cerca de 300 panetones que foram entregues aos haitianos participantes da celebração.

Haiti católico

Cerca de 95% da população haitiana afirma acreditar nas crenças cristãs e a denominação mais seguida é o catolicismo romano. O Haiti foi colonizado por potências católicas europeias e, devido a isso, o catolicismo é consagrado na Constituição haitiana como a religião oficial do Estado. Entre 80% e 85% dos haitianos são católicos.

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.