Moda em diversas áreas do conhecimento

O que a moda tem a ver com matemática, história e geografia? Tudo! Pelo menos é isso que comprovaram mais de 300 alunos do Ensino Médio Politécnico e de turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, de Bento Gonçalves. Consciente de que a moda pode ser identificada como um fator de relações sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas, um grupo de professores percebeu que o tema poderia instigar não somente a observação das roupas, mas também servir como uma ferramenta inovadora para incrementar a pesquisa em matérias como história, biologia, matemática, língua portuguesa, educação física, arte e geografia.

Executado desde o início do ano letivo com o apoio da direção da escola, o projeto “Moda: um novo olhar sobre a trajetória das sociedades” foi apresentado no último sábado, dia 24, para pais e comunidade escolar. Na ocasião, as salas de aula receberam mostras de bonecos com vestimentas de época, análise sensorial dos tecidos, customização de peças, exposição de mapas das diferentes regiões do globo e sua relação com os estudos realizados, além da exposição de um memorial. Os alunos, vestidos a caráter, realizaram um desfile temático e apresentações teatrais. 

De acordo com as professoras coordenadoras do projeto, Simonen Basílio Vargas Hoffmann e Luciana Bonato Lovato, a união e entusiasmo dos educadores e alunos ficaram evidentes. “A moda está intimamente ligada à vida de todos nós, por isso, nada melhor do que usarmos esse tema para contribuir com a pesquisa e construção de conteúdos essenciais”, afirma Simonen. 

A moda através da história, a identificação de matérias-primas para a produção de roupas, a questão da sustentabilidade, o tema da evolução dos hábitos de higiene nas sociedades, o uso da língua portuguesa para teatrizar, a construção de mapas e linhas do tempo e o uso da matemática para construção de peças são alguns dos exemplos da ponte que foi construída entre a moda e o estudo dos alunos e que culminou com o sucesso do projeto.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.