Monumento Cruzinha será realocado para ponto original no centro

Bento Gonçalves completa 130 anos no dia 11 de outubro, mas a história teve início bem antes da data oficial de emancipação política. Você sabia que a primeira denominação do que hoje conhecemos como o município de Bento Gonçalves foi "Cruzinha"?

Existe um monumento alusivo, hoje instalado em frente à Igreja Matriz Santo Antônio, que será reinstalado em seu local original, ao lado do santuário (em frente à Caixa Econômica Federal), com objetivo de resgatar a cultura e marcar o ponto de início do Walking tour, passeio turístico pelos principais pontos da Via Del Vino.

A remoção e recolocação da Cruzinha está sendo feita pelas equipes das secretarias de Turismo e de Viação e Obras Públicas. "A cruzinha representa o ponto zero de Bento Gonçalves, onde a cidade começou… É uma forma simbólica de resgate à cultura e início de um projeto que mostrará essa história", destaca o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

 


 

Monumento hoje situado em frente à Igreja Matriz Santo Antônio (foto acima) será realocado para o ponto original, ao lado do santuário, em frente à agência da Caixa (foto abaixo). Fotos: Vinícius Pizzetti

 


 

 
Um pouco da história

O livro "Da colônia Dona Isabel ao município de Bento Gonçalves – 1875 a 1930 – História", de Bernadete Schiavo Caprara e Terciane Angela Luchese, conta que a denominação surgiu após a morte de um homem, em homenagem ao qual foi colocada uma tosca cruz de madeira, daí o nome de “Cruzinha” para a então localidade que servia como passagem para a comercialização de produtos entre os campos de Vacaria e Montenegro ou a Capital. 
 
Em 1926, durante a Administração de João Baptista Pianca, o monumento foi transferido para o Largo da Cruzinha, que ficava ao lado da Igreja Santo Antônio e, entre 1969 e 1973, foi transferido para a frente da Igreja Santo Antônio, durante a administração de Sadi Fagundes. Agora, retornará para o largo ao lado do santuário.