Moradores do Jardim Glória, em Bento, pedem solução para acúmulo de lixo 

Há 20 anos, o acúmulo de lixo na esquina entre as ruas Caxias do Sul e Fiorelo Baú, no bairro Jardim Glória, tem gerado uma série de transtornos. De acordo com os moradores, cerca de 80 famílias utilizam o local para descarte de resíduos sólidos e orgânicos. “Têm muitas pessoas que moram em becos, em locais que precisam descer escadarias… então o caminhão do lixo não tem acesso. Por isso todo mundo acaba trazendo o lixo para essa esquina que fica em frente à minha casa”, relata. 

Além do acúmulo de lixo, os moradores reclamam que o local tem muitos cachorros abandonados, que acabam rasgando as sacolas para buscar comida. Com isso, a sujeira acaba se espalhando para outros pontos da rua. “Somos obrigados a conviver direto com infestação de ratos e baratas. Até cobra aparece às vezes, devido ao descaso da nossa prefeitura e demais órgãos competentes”, desabafa. 


 

Os moradores relatam que já entraram em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente para buscar uma solução. Entretanto, eles afirmam que, até o momento, nenhuma resposta foi dada.

Conforme os moradores, a solução seria a instalação de uma lixeira grande, com tampa, que comporte os resíduos de todas as famílias. “A única lixeira que temos foi improvisada por um morador, porque ele não aguentava mais cachorros carregando os lixos para frente da sua casa. Chegamos a ter uma lixeira há alguns anos, mas era muito pequena para a quantidade de moradores que usavam. Então a prefeitura removeu alegando que cada casa deveria ter a sua [lixeira]. Mas eles não levaram em conta que o caminhão não tem acesso a todas as casas”, explica a moradora.


 

Além da instalação da lixeira, eles pedem que a prefeitura se comprometa com a limpeza dos entulhos acumulados no local. “O caminhão passa aqui e leva as sacolas de lixo, mas toda sujeira ao redor e os entulhos, continuam ali. Não dá para aguentar mais”, desabafa.

O que diz a secretaria

A secretaria do Meio Ambiente afirma que, após receber a reclamação, foram instaladas duas lixeiras mais acima do local indicado pelos moradores, tendo em vista que o terreno da esquina é particular. “É preciso, também, a conscientização de todos para que não descartem lixo em terrenos, nas ruas. E também que seja verificado o dia e o horário que passa o caminhão de recolhimento do lixo, para o descarte correto. Estamos constantemente realizando ações junto às comunidades e estamos à disposição para atender as demandas da comunidade”, declara o secretário Claudiomiro Dias, que ainda afirma ter estado no local pela manhã desta quinta-feira, 06/08. 

A moradora entrevistada pelo SERRANOSSA rebate que não há nenhuma lixeira instalada próximo ao endereço citado e que nenhuma autoridade esteve no local para conversar com os moradores. “Faz anos que vivemos numa luta aqui por causa disso”, finaliza. 

Fotos: Arquivo pessoal
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também