Moraes e Dino votam por condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino defenderam a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentar um golpe de Estado

Moraes e Dino votam por condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado.
Moraes e Dino: já são 2 votos para condenar Bolsonaro. Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil e Gustavo Moreno/STF

Na terça-feira, 9 de setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do chamado “núcleo 1 da trama golpista”, que teria planejado um golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. Além disso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o ex-presidente liderou a tentativa de golpe.

Voto de Moraes

Na manhã de terça, o relator Alexandre de Moraes votou pela condenação dos oito réus. Ele afirmou que as provas mostram uma atuação organizada e hierarquizada, iniciada em 2021 e mantida até os ataques de 8 de janeiro de 2023. Moraes rejeitou todas as preliminares das defesas e destacou que Bolsonaro foi “fundamental para reunir indivíduos de extrema confiança do alto escalão do governo” no núcleo da organização criminosa.

Voto de Dino

À tarde, Flávio Dino acompanhou o relator e também defendeu a condenação. Para ele, os atos descritos na denúncia não foram apenas preparatórios, mas parte da execução da tentativa de golpe, o que caracteriza início material dos crimes. Dino destacou ainda a presença de violência e grave ameaça, citando invasões, bloqueios de rodovias e a destruição na Praça dos Três Poderes.

Réus do processo

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem – deputado federal e ex-diretor da Abin
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça
  • Augusto Heleno – ex-ministro do GSI
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice em 2022
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Crimes em julgamento

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça
  • Deterioração de patrimônio tombado
    (Alexandre Ramagem responde apenas a três dos cinco crimes por ser deputado)

Próximos passos

Com os votos de Moraes e Dino, já são dois posicionamentos pela condenação. O próximo a se manifestar será o ministro Luiz Fux, seguido por Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. Para condenação, a decisão final exige ao menos três votos favoráveis. O julgamento continua nesta quarta-feira (10), às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do STF no YouTube.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS