Moraes mantém prisão de homem que levou réplica da Constituição em 8/1

Moraes alegou que existem elementos que justificam a permanência do homem na prisão

Foto: Redes sociais/Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido de liberdade e manteve a prisão de Marcelo Fernandes Lima, que levou a réplica da Constituição de dentro do STF durante as invasões às sedes dos Três Poderes, em 08/01. O homem está preso desde o dia 25/01.

No pedido, a defesa alegou que além de réu primário, o homem tem bons antecedentes, trabalha, tem residência fixa e é pai de cinco filhos, sendo um deles portador de deficiência intelectual.

Entretanto, Moraes alegou que existem elementos que justificam a permanência do homem na prisão:

“O investigado teve efetiva participação e exerceu grande influência sobre os demais envolvidos, com nítido comportamento característico dos crimes multitudinários, sobretudo para a tentativa infeliz de ação objetivando ruptura do sistema democrático e os covardes ataques às Instituições Republicanas, conforme se depreende da análise dos vídeos apresentados pela Polícia Federal”, afirmou o ministro em sua decisão.

Para o ministro, a liberdade do homem representa grave comprometimento da ordem pública. “A sua prisão preventiva também é necessária à conveniência da instrução criminal, especialmente em razão de seu assumido papel de liderança nos atos investigados”, afirmou.