Morre a gaúcha Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais velha do mundo

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais velha do mundo, morreu aos 116 anos na quarta-feira (30), em Porto Alegre

Morre a gaúcha Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais velha do mundo.
Inah Canabarro Lucas faleceu na quarta-feira (30), em Porto Alegre, aos 116 anos e 326 dias. Foto: Carlos Macedo/LongeviQuest

Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre, aos 116 anos e 326 dias. Segundo a família, a freira faleceu de causas naturais.

Inah havia assumido o título de pessoa mais velha do mundo em 29 de dezembro de 2024, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, também aos 116 anos. Com o falecimento de Inah Canabarro Lucas, a britânica Ethel Caterham, de 115 anos, passa a ser a pessoa mais velha do mundo. No Brasil, Izabel Rosa Pereira, de 114 anos, torna-se a moradora mais longeva do país.

Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul. Era filha de João Antônio Lucas (1870–1923) e Mariana Canabarro Lucas (1878–1954). Durante a infância, enfrentou problemas de saúde e chegou a ser desacreditada por muitos quanto à sua sobrevivência. Ao longo da vida, afirmava ter nascido em 27 de maio de 1908, mas uma investigação conduzida pela LongeviQuest — organização internacional especializada na validação de casos de superlongevidade — apontou que a data oficial de nascimento era 8 de junho daquele ano.

A freira era bisneta do general David Canabarro, um dos principais líderes da Revolução Farroupilha (1835–1845). Aos 16 anos, Inah Canabarro Lucas ingressou no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS), iniciando sua vida religiosa. Em 1929, foi confirmada na Igreja Católica de Montevidéu, no Uruguai. No ano seguinte, retornou ao Brasil e passou a lecionar português e matemática em escolas do Rio de Janeiro e de Santana do Livramento. Em 27 de julho de 1934, aos 26 anos, fez seus votos perpétuos.

Inah Canabarro Lucas vivia atualmente na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, onde permaneceu até o fim da vida.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também