Morre, aos 100 anos, Frei Jenésio Pereira da Silva, em Caxias do Sul

Morre, aos 100 anos, Frei Jenésio Pereira da Silva, em Caxias do Sul
Foto: Divulgação

Morreu na madrugada de terça-feira, 17/09, aos 100 anos, Frei Jenésio Pereira da Silva. Ele recebia cuidados na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. Frei Jenésio foi o primeiro capuchinho do Rio Grande do Sul a ter celebrado um século de vida, no dia 15 de agosto deste ano. 

Frei Jenésio nasceu no interior de Vacaria. Filho de Bento Pereira da Silva e de Justina Moreira da Silva, afirmou, durante a entrevista ao Jornal Pioneiro, que foi a vocação que o levou à vida religiosa. De fala serena e calma, recordou que, desde criança, gostava dos freis capuchinhos e seguia os exemplos de fé transmitidos por eles. Foi essa inspiração que o levou a ingressar no Seminário Diocesano de Caxias do Sul, onde estudou de 1941 a 1946.

Em 18 de dezembro de 1954 foi ordenado sacerdote por Dom Frei Cândido Maria Bampi, em Bom Jesus. Como pároco, Frei Jenésio atuou em diversas cidades gaúchas, como Santa Maria, Tramandaí e Canoas, além dos municípios de Barra e Barreiras, na Bahia.

Seu centenário foi celebrado exatamente um mês antes de sua morte. Em 17 de agosto, foi ministrada uma missa de Ação de Graças pelo seu aniversário, na Igreja dos Capuchinhos. Esse momento especial contou com a presença de convidados, familiares, freis e profissionais da Casa São Frei Pio.

*Com informações de Jornal Pioneiro