Morre cão policial que atuou por 7 anos na Brigada Militar em Caxias
Zuco foi levado para São Leopoldo, onde será cremado

Morreu, na segunda-feira, 30/01, aos doze anos, após sofrer uma parada cardíaca, o Cão Policial Zuco que atuou por sete anos na Brigada Militar em Caxias do Sul.
O cão, da raça pastor alemão, foi doado aos três anos de idade para o 12º BPM. Ao longo de sua vida, o cão participou de diversas ações, onde tinha como principal o faro como principal habilidade.
Além de atuar com a Brigada Militar, Zuco prestou apoio à Polícia Civil, à Polícia Rodoviária Federal e à Receita Federal, na localização de entorpecentes. Na sua última grande ação, em auxílio a uma operação da Receita Federal, Zuco chegou a localizar mais de 41 kg de pasta base de cocaína.
Além disso, Zuco foi o único cão da Brigada Militar em Caxias do Sul a conquistar a certificação de detecção de entorpecentes, pela Confederação Brasileira de Cinofilia.
O cão se aposentou em 2020. Desde então, morava com seu binômio, o sargento cinotécnico, Alexandre Albeche Gomes, que foi o responsável pelo treinamento do cão desde sua chegada à corporação.
O cão policial foi levado para Zôobraz Brazcão em São Leopoldo, onde será cremado.