Morre Emílio, o ‘gambá influencer’ apreendido em residência de Montenegro

Segundo o Ibama, os resultados dos exames apontaram como causa da morte uma parada cardíaca, em razão do seu frágil estado de saúde

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) confirmou na sexta-feira, 18/08, a morte do gambá Emílio. O animal ficou conhecido nas redes sociais como “gambá influencer”, onde acumulava mais de 150 mil seguidores. Conforme o órgão, o animal morreu no dia 29 de julho.

O gambá estava no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para tratamento, desde o dia 7 de julho, quando foi apreendido pela Brigada Militar (BM). Antes, o animal vivia em cativeiro, na casa de uma família em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O animal foi encaminhado para a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para necropsia. Segundo o Ibama, os resultados dos exames apontaram como causa da morte uma parada cardíaca, em razão do seu frágil estado de saúde.

De acordo com o Ibama, durante sua permanência no Cetas, o animal precisou passar por fisioterapia e acupuntura, após exames apontarem lesões nas patas traseiras, hérnia de disco, alteração renal, aumento do fígado e alteração pulmonar no animal.

Segundo o órgão, as lesões provavelmente foram causadas pelas condições inadequadas em que o animal era supostamente mantido.