Morre ex-secretário Jovino Nolasco
Morreu nesta segunda-feira, dia 12, aos 69 anos, o ex-secretário Jovino Nolasco de Souza. Ele estava internado em Caxias do Sul.
Casado com Leci, pai de dois filhos, Nolasco exerceu o cargo de diretor do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), secretário de Turismo por duas oportunidades, secretário da Cultura, de 2013 a 2015, presidente da Fundação Casa das Artes, e ainda, secretário de Governo em 2016. Também atuou como vereador de1983 a 1988.
Líder estudantil, radialista, pintor, escultor, poeta, Jovino cumpriu o papel, também, de presidente por três edições da Festa Nacional do Vinho – Fenavinho (1990, 1991 e 1992), coordenou seis edições da Festa do Vinho e da Uva do Nordeste -Vinhuva Fest (1999, 2001, 2003, 2007, 2009 e 2011). Como escultor, foi responsável pela imagem de Nossa Senhora da Uva, primeira imagem modelada no Brasil, exposta em Flores da Cunha.
Foi comentarista da TV Guaíba e da TV Bandeirantes, mas o rádio sempre foi a sua grande paixão. Durante vários anos foi comentarista em diversas rádios do país. Desde abril trabalhava na Rádio Difusora 890 apresentando o Programa Profissão Esperança e Histórias que me contaram. Além disso, passou a se dedicar a palestras e consultoria na área do Enoturismo.
Na administração municipal, como secretário de Cultura implantou projetos de valorização dos artistas locais, como Raízes, Mural dos Escritores, entre tantos outros. Exerceu até 2016 a titularidade na pasta do Governo. "Falar do Jovino, é falar de uma pessoa iluminada, sempre disposta a fazer a diferença. Um homem, que apesar de pequeno no seu tamanho carregava um coração enorme e um pouco da história do nosso município com ele. O dia fica mais triste com a perda do amigo. Mas, que possamos lembrar e admirar o legado deixado por ele", destaca o prefeito Guilherme Pasin, que decretou luto oficial no municipio.
O velório ocorre na Sala C das Capelas São José. O sepultamento será realizado às 15h30 no Cemitério Público Municipal Santo Antão.