Morre o ex-prefeito de Garibaldi Vandenir Miotti, aos 65 anos

Miotti foi prefeito de Garibaldi de 1989 a 1992 e teve um mandato marcado pelo investimento em educação, cultura e turismo; a prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias

Foto: Arquivo pessoal

Faleceu neste domingo, 25/09, o ex-prefeito de Garibaldi Vandenir Antônio Miotti, aos 65 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, e não resistiu às complicações de um câncer descoberto em dezembro do ano passado.

Miotti iniciou sua vida pública como comunicador da Rádio Garibaldi. Na década de 1970, foi apresentador do Informativo Tramontina. No início dos anos 1980, concorreu a vereador pelo PDS. Foi secretário municipal de Administração na gestão do prefeito Ambrósio Chesini, de 1983 a 1988. Seu trabalho o levou a ser indicado como candidato à sucessão de Ambrósio na eleição seguinte, quando foi eleito o prefeito mais jovem da história de Garibaldi, aos 32 anos, permanecendo no cargo de 1989 a 1992.

Com uma gestão focada na educação, cultura e turismo, criou o Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, instituiu o Prêmio Nacional de Literatura, além da idealização e entrada em operação do Tim-Tim, caminhão de guerra da década de 40, adaptado para passeios pelo Centro Histórico de Garibaldi e da construção – em parceria com a CIC – da Escola do Senai.

Nos últimos anos, Miotti exerceu sua atividade profissional na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi, onde era Gerente de Relacionamento com o Associado, responsável, entre outras ações, pelos protocolos da entidade.

A prefeitura de Garibaldi, através do atual prefeito Sérgio Chesini, decretou luto oficial de três dias a partir deste domingo. As últimas homenagens serão realizadas a partir das 14h no Centro Administrativo Municipal (rua Júlio de Castilhos, 254,). A cerimônia de despedida e posterior cremação ocorrerá as 17h.

Miotti deixa a esposa Neusa Furlanetto Miotti, e dois filhos, Jéfferson e Elisa. Nascido em 1957, completou 65 anos no dia 19 de setembro, um dia antes do nascimento de seu primeiro neto, Lucca Antônio.

*Com informações de Rádio Garibaldi e Assessoria da Prefeitura de Garibaldi