Morre o leão mais antigo do zoológico de Sapucaia do Sul

Na última terça-feira, 13/04, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul perdeu o leão mais antigo residente do local, carinhosamente chamado de "Vovô Jê" e Jerônimo. De acordo com a direção do Zoo, o leão Jerônimo chegou ao parque em 2008, resgatado de um matadouro na cidade de São Jerônimo, na região Carbonífera. Ele tinha 21 anos e era portador de uma doença renal que avançou nos últimos meses, debilitando a saúde do animal.


 

A direção do zoológico disse que o corpo do leão passará por necropsia pelo setor de patologia veterinária da UFRGS, e depois será enterrado. Estuda-se colocar uma placa em homenagem no recinto em que ele vivia

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul abriga cerca de 120 espécies de aves, répteis e mamíferos, totalizando mil animais nativos e exóticos. O local mantém e possibilita a reprodução de animais, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Recentemente, o espaço em que o leão ficava havia passado por reformas para melhor acomodá-lo.

Confira o comunicado emitido pelo Zoológico:

"É com muita tristeza e dor no coração que a equipe do Parque Zoológico comunica o falecimento do nosso Rei Leão, Jerônimo. Jerônimo chegou ao zoo em 2008 e estava com 21 anos, já era um vovô leão… Jê tinha uma doença renal que avançou muito nos últimos meses, debilitando sua saúde. 
Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários que se dedicaram e fizeram tanto por ele, para oferecer sempre o melhor, dentro de todas as nossas limitações. Nunca é fácil perder um amigo, mas Jerônimo ficará pra sempre nos nossos corações".