Morre Preta Gil, aos 50 anos
Preta Gil, de 50 anos, morreu neste domingo (20) em decorrência de um câncer no intestino

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.
Filha de Gilberto Gil, ela passou os últimos meses nos Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental após o retorno da doença, diagnosticada em janeiro de 2023.
Preta lançou seis álbuns, atuou em novelas, apresentou programas de TV e comandou por mais de uma década o Bloco da Preta, criado em 2010 e consagrado como um dos maiores blocos do Carnaval de rua do Rio.
Preta Gil ambém se destacou como empresária, sendo sócia da agência Mynd, voltada ao gerenciamento de artistas e influenciadores.
Nascida no Rio de Janeiro em 1974, Preta era filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, e tinha sete irmãos por parte do pai: Pedro, Maria, Bem, José, Bela, Nara e Marília. Era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa.
Na vida pessoal, Preta se casou três vezes. O primeiro casamento foi com o ator Otávio Müller, em 1994, com quem teve o filho Francisco Gil (pai de sua neta, Sol de Maria). Depois, foi casada com o mergulhador Carlos Henrique Lima entre 2009 e 2013, e com o personal trainer Rodrigo Godoy, de quem se separou em 2023, durante o tratamento contra o câncer.
Preta manteve o público informado sobre sua saúde por meio de publicações nas redes sociais. No dia 10 de julho, ela disse em uma postagem no Instagram: “Minha fé, meus amigos e minha família têm sido meu alicerce”.