Morre Silvino Grapiglia, empresário e figura marcante na história de Bento Gonçalves

Silvino Grapiglia faleceu neste domingo (13), aos 86 anos

Morre Silvino Grapiglia, empresário e figura marcante na história de Bento Gonçalves.
Silvino Grapiglia tinha 86 anos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Faleceu neste domingo, 13 de julho de 2025, em Bento Gonçalves, o empresário Silvino Grapiglia, aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. Nascido em São Miguel, interior de Garibaldi (RS), Grapiglia construiu uma sólida trajetória profissional e comunitária na cidade, sendo inclusive homenageado com o título de Cidadão de Bento Gonçalves em 1998 pela Câmara Municipal de Vereadores.

Filho de André e Luigia Bianchi Grapiglia, Silvino nasceu em 15 de novembro de 1938. Casado com Erci Teresinha Zottis Grapiglia, com quem teve dois filhos, ele se formou como técnico em contabilidade e iniciou sua carreira na década de 1950. Atuou em diversas empresas locais antes de se consolidar como empreendedor nos setores contábil e da construção civil.

Silvino Grapiglia atuou na Grapiglia Organizações Contábeis Ltda. e na Silvino Grapiglia Administração e Participações Ltda. Além disso, esteve no comando da Pirâmide Empreendimentos Imobiliários Ltda., empresa responsável por centenas de unidades residenciais e comerciais em Bento Gonçalves, Farroupilha e Porto Alegre.

Sua influência se estendeu também à comunidade. Grapiglia teve forte presença em entidades como o Clube Aliança, o Lions Clube Bento Gonçalves e o CONSEP (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública). Participou ativamente do SINDUSCON/RS, da ASCON e integrou o Conselho Deliberativo da CIC-BG. Manteve, ainda, participação societária em empresas como a Móveis Carraro S/A e a Provenza Corretora de Seguros Ltda., além de negócios administrados em família.

Em uma mensagem deixada no site da Pirâmide Empreendimentos, Silvino Grapiglia expressou sua visão: “Aqui no Rio Grande do Sul, temos empresas, construtoras e incorporadoras muito respeitadas por sua credibilidade, mas precisamos em cada um de nós acreditarmos no setor e buscarmos soluções para nossos problemas, independentemente de soluções governamentais, utilizando sim a nossa imaginação e a criatividade”.

O velório de Silvino Grapiglia acontece nesta segunda-feira, 14 de julho, nas Capelas São José, sala B, das 11h às 17h. O sepultamento será no Cemitério Público Municipal Central, às 17h.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também