Mortandade de peixes no Rio Buratti, em Pinto Bandeira, é identificada pela BM Ambiental

A BM informou que a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) realizará a coleta da água e encaminhará para análise, visando identificar se há presença de produtos químicos

Foto: Sd Cardoso

Após receber uma denúncia, os policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Bento Gonçalves (3º BABM), constataram, no domingo, 16/04, a mortandade de peixes no Rio Burati, interior do município de Pinto Bandeira.

No local, a equipe do 3° BABM encontrou diversos peixes mortos no leito do rio. Jundiás, Pintados, Cascudos e Lambaris foram as espécies identificadas.

Os policiais militares observaram que a água do Rio Burati apresentava transparência, estava incolor e inodora, desta forma, não sendo possível confirmar se havia poluição nas águas e/ou qual produto e agente químico causou a poluição e morte dos animais.

Em contato com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), será realizada a coleta da água, em frascos apropriados, e encaminhada para análise.

Foi realizado o levantamento fotográfico e confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial.

Também no domingo, moradores da Linha Burati denunciaram a quantidade de peixes mortos encontrados às margens do rio. Segundo eles, os animais começaram a aparecer na superfície na última semana. Moradores suspeitam que produtos químicos tóxicos para os animais tenham sido jogados nas águas.