Mortes nas estradas caíram mais de 20% em 2014
O número de mortos em acidentes durante o ano passado caiu 22,5% em comparação com 2013 nas estradas que cortam a microrregião de Bento Gonçalves. O balanço foi divulgado nesta semana pelo Grupamento Rodoviário (GRv) do 3° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3° BRBM). De acordo com os dados, o número de ocorrências com morte teve queda de 36,6% no período, enquanto as prisões por embriaguez ao volante reduziram 69,5%.
Segundo o sargento Flávio Eron Borba, comandante interino do GRv de Bento, os dados positivos indicam uma maior conscientização e educação do motorista da região. “O povo está se conscientizando mais e também porque, ano passado, nós tivemos a inclusão do radar Trucan na fiscalização, uma ferramenta importante para as reduções nas imprudências”, lembra. Por outro lado, o número total de acidentes apresentou ligeiro aumento. Enquanto em 2013 aconteceram 513 casos, ano passado foram 516 registros.
Em 2014, foram contabilizadas 24 mortes nas estradas da região de Bento. No ano anterior, esse número foi de 31. Os acidentes com morte caíram 36,6%, passando de 53 em 2013 para 32 no ano passado. Um dado que chama a atenção é a redução de prisões por embriaguez, que teve queda de quase 70%. Em 2013, foram registradas 96 prisões, enquanto ano passado foram apenas 21.
O rigor na fiscalização também pode ter contribuído para a queda nos números. Em 2014, foram realizadas 3.781 autuações de trânsito, contra 6.237 no ano anterior, queda de 39,3%. O novo e polêmico radar móvel Trucan, que começou a ser utilizado ano passado nas estradas estaduais, foi responsável por autuar um total de 10.225 motoristas acima da velocidade permitida nas estradas de Bento Gonçalves.
Borba lembra que, apesar dos números positivos, o quadro de servidores do GRv está defasado em aproximadamente 30%. “Nosso efetivo está bem aquém do desejado, visto também que parte do efetivo está indo para a reserva e nós não conseguimos renovar o quadro de servidores. Mas estamos, diante do possível, fazendo o melhor que podemos”, conclui o sargento.
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.