Motoboys são recebidos pela prefeitura de Bento após abordagem polêmica da GCM
Nessa quarta-feira, 11/11, guardas civis municipais, o coordenador de Políticas Públicas para o Trânsito, Evandro Flores, o coordenador da Guarda Civil, Clóvis Lavarda, o secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, e de Segurança, Diego Caetano de Souza, estiveram reunidos com três motoboys na secretaria de Segurança de Bento Gonçalves.
O objetivo foi escutar as demandas e queixas relativas às abordagens da Guarda Civil Municipal, tema que tem gerado polêmica principalmente nos últimos dias. Na ocasião, a divulgação de um vídeo de uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) a um motoboy revoltou profissionais da área. O vídeo mostra o indivíduo no chão de um estabelecimento, com três guardas o algemando. Com isso, os trabalhadores da categoria passaram a exigir menos “violência e perseguição” aos motoboys.
Durante a reunião, os representantes da prefeitura esclareceram que o caso em questão “trata-se de um condutor que havia fugido duas vezes da abordagem, o qual não possuía habilitação para conduzir a motocicleta, que estava com licenciamento vencido, com R$ 2.400 de multas vencidas e R$ 8 mil de multas a vencer”. Conforme o secretário de Segurança, a prefeitura ainda expôs pontos da legislação, dados sobre acidentes de trânsito com motocicletas em Bento Gonçalves e os motivos que levam a uma abordagem. “Ressaltamos que os órgãos de fiscalização respeitam a categoria, que são muito importantes e estão sendo fundamentais em época de enfrentamento à pandemia. O objetivo foi clarear as coisas e manter canal aberto entre a categoria e a administração”, afirma o secretário.
De acordo com os motoboys que estiveram presentes, o objetivo não foi comparecer à reunião como representantes da classe em si, e sim como pessoas da sociedade civil.