Motovelocidade definirá campeões gaúchos

O final de semana em Santa Cruz do Sul será um prato cheio para quem gosta de motovelocidade. O autódromo do município receberá não apenas a etapa derradeira do Campeonato Gaúcho, como também a penúltima e decisiva prova do Campeonato Brasileiro. Ambas, que acontecerão simultaneamente, contam com bento-gonçalvenses na briga pelo título.

Robson Portaluppi e Ansuel Perachi (foto) podem sagrar-se campeões estaduais, Giovandro Tonini ainda tem chances matemáticas de conquistar o título brasileiro e Pedro Sampaio busca o primeiro lugar nos dois campeonatos.

O panorama mais confortável é de Portaluppi, com 26 pontos de vantagem para o segundo colocado da GP 1000 restando 27 em disputa. Para confirmar o hexacampeonato, ele precisará apenas completar a prova.

Perachi, por sua vez, terá confronto direto contra Tiago Bronski, de Alvorada, que vai para a pista com vantagem de somente três pontos na GPR 125. Essa é a apenas a segunda temporada de Perachi na motovelocidade. Em 2013, ele foi vice-campeão.

No Brasileiro, Giovandro Tonini tem possibilidades matemáticas de chegar ao título inédito na GPR 250, mas não depende das próprias forças, já que a diferença para o primeiro colocado, no momento, é de expressivos 39 pontos restando 54 em disputa. Para ser campeão, precisará vencer as duas etapas restantes e torcer por jornadas ruins dos principais oponentes.

Sampaio, por outro lado, busca repetir a proeza de 2013, quando fez uma temporada irrepreensível ao levantar a taça do Campeonato Gaúcho na GP 600 e do Brasileiro na GPR 250. A missão, no entanto, não será nada fácil diante da boa fase dos estrangeiros. No Estadual, ele ocupa a segunda colocação, a oito pontos do argentino Sebastian Salon. No Brasileiro, também é vice-líder, mas com uma distância de 23 pontos para o uruguaio Maximiliano Gerardo. Além de reverter a desvantagem no Gaúcho, o objetivo do bento-gonçalvense é estender para a última etapa a definição do título no campeonato nacional.

Campeão antecipado

Pelo menos um título Bento Gonçalves já assegurou no Campeonato Gaúcho 2014. Rafael Portaluppi, irmão de Robson, conquistou o primeiro lugar da GPR 250 com uma etapa de antecedência e apenas “cumprirá tabela” na prova final. O piloto, no entanto, promete se doar à corrida como se fosse uma decisão, já que almeja fazer bonito entre os principais nomes do país e surpreender no Brasileiro.  

Os treinos de classificação ocorrerão no sábado, dia 22, enquanto as provas estão agendadas para o domingo, dia 23. A última etapa do Brasileiro será disputada no dia 14 de dezembro, em Cascavel (PR). 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.