Móveis gaúchos são os mais exportados do Brasil

Os móveis gaúchos estão no topo da lista de participação nas exportações brasileiras do segmento. O Estado manteve sua liderança no ranking das vendas internacionais, no acumulado de janeiro a agosto de 2013. Ocupando a primeira colocação com US$ 130,2 milhões exportados e 28,5% de participação, o RS é seguido por Santa Catarina e Paraná.

Embora positivo no contexto nacional, o desempenho, quando avaliado globalmente, tem outra percepção: as vendas de móveis gaúchos para o exterior caíram 1,3% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. “Perdemos muita competitividade no mercado internacional nos últimos anos, e o processo para recuperação desses indicadores é demorado. Ainda mais quando temos dificuldade em solucionar questões fundamentais como as de logística, de carga tributária e falta de incentivos fiscais”, avalia o presidente da Movergs, Ivo Cansan.

Recentemente, o Congresso acatou o veto presidencial que impedia a prorrogação do Reintegra, mantendo o benefício somente até o final deste ano. “Essas medidas acabam desfavorecendo nossas indústrias, que precisam exportar com todo o custo Brasil embutido em seus produtos. É necessária uma política séria de estímulo às exportações, caso contrário, todos se voltarão para o mercado interno e, logo mais, estaremos vendendo commodities e colocando em risco a sobrevivência das próprias empresas”, complementa.

Em sua pauta de reivindicações, a Movergs pleiteia investimentos em logística, como melhor infraestrutura viária, além de incentivos tributários para as empresas que exportam acima de 40% de seu faturamento. 

 
Destino das exportações

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, que totalizam US$ 456,6 milhões nos primeiros oito meses de 2013, estão Argentina, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai. No mercado gaúcho, o país que mais adquiriu móveis no período de janeiro a agosto de 2013, foi o Reino Unido, seguido do Uruguai, Peru e Chile.

Os dados foram apontados pelo Relatório das Exportações desenvolvido pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em conjunto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) com dados obtidos na Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.