Movergs: 35 anos ao lado das indústrias de móveis gaúchas
Longevidade da entidade reforça a importância da união entre os empresários do setor
Trabalhar para a competitividade, excelência e inovação das empresas moveleiras gaúchas é a constante missão da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), que chega aos seus 35 anos. Nessa trajetória, a entidade provou a importância do associativismo para criar oportunidades e fortalecer a cadeia produtiva – um trabalho que beneficia o setor de ponta a ponta.
Formalmente fundada no dia 14 de setembro de 1987, a Movergs nasceu comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, trabalhando na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional. O primeiro presidente, empresário Aldo Cini, celebra a longevidade da associação. “Me sinto com muita alegria ao ver que a semente cresceu, se transformou numa árvore frondosa e está em igualdade com outras entidades que compõem o setor”, comenta.
Os indicadores revelam o quão expressivo é o segmento para a economia gaúcha. As 2.409 indústrias de móveis ativas no Rio Grande do Sul empregam 37.628 pessoas, garantindo trabalho e renda a famílias em diversas regiões do estado. Em 2021, o setor registrou faturamento cima de R$ 3.2 bilhões, além de recorde nas exportações (quase US$ 293 milhões). Esses e outros indicadores posicionam o RS como segundo principal polo moveleiro do Brasil.
O atual presidente da Movergs, Rogério Francio, enfatiza a importância do trabalho conjunto entre os empresários e a entidade ao longo de 35 anos. “A articulação do grupo de empresários iniciada em 1987 foi fundamental para as indústrias gaúchas de móveis se unirem em busca de inovação, crescimento, qualificação, design e novos mercados. Agradeço e parabenizo todos os presidentes, diretores e equipe que ajudaram a construir a história da Movergs, bem como as empresas que confiam na credibilidade da entidade”, comenta.
O grande projeto da Movergs voltado para a geração de negócios é a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil), a quinta maior feira do segmento no mundo. Com 15 edições realizadas, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor por meio da apresentação de tecnologias, insumos, equipamentos e serviços de ponta voltados para a indústria moveleira – além de rodadas de negócios com compradores vindos de países-alvo. A próxima edição será de 28 a 31 de agosto de 2023, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), em conjunto com a Movelsul Brasil – feira de móveis promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).
Nos últimos anos a Fimma se reinventou para se tornar atemporal, originando o Fimma Inova (programa de fomento à inovação aplicada, orientado por especialistas) e o Fimma Summit (circuito de palestras presenciais apresentadas durante a feira). Com essas e outras iniciativas, a entidade reforça seu compromisso em apoiar a cadeia produtiva como um todo.
QUEM SÃO OS DIRETORES
Os diretores da atual gestão são: Rogério Francio, da Pisani Plásticos (presidente); Henrique Tecchio, da Bentec (vice-presidente); Cleiton Paludo, da CBP; Romildo Rizzi, da RGS Tecnologia Industrial; Douglas Giordani, da Aziforma Estofados; Vinicius Geremia, da Gebb Work;Tiago Chies Grando, da Casamia; Marcelo Haefliger, da Plan35; Giovanni Cechin Rodrigues, da Artefatos de Borracha PCR e Marcelo Scotton, da Móveis Luimar.