MP arquiva denúncia de fura-fila em Bento após explicações da prefeitura

O Ministério Público (MP) de Bento Gonçalves arquivou a denúncia sobre fura-fila na campanha de vacinação contra a COVID-19 em Bento Gonçalves. A denúncia havia sido recebida no início da semana, alegando que a prefeitura teria descumprido os critérios de vacinação. Após ser enviado um pedido de explicações à secretaria da Saúde, a prefeitura rebateu afirmando que a pessoa indicada seria servidor da saúde e que teria sido vacinada seguindo as diretrizes da secretaria estadual de Saúde, "o que leva ao arquivamento do expediente ainda em fase de Notícia de Fato", informou o promotor Alécio Nogueira. 

A pessoa informada na denúncia não seria da linha de frente do combate ao Coronavírus, grupo que, até então, estava sendo priorizado pelo município. Entretanto, a prefeitura afirmou que, como já foram vacinados todos os profissionais desse grupo, a vacinação foi aberta para demais funcionários das unidades básicas e setores administrativos da saúde.

A aplicação de doses, conforme a prefeitura, segue a ordem prioritária divulgada pelo governo do Estado, na terça-feira, 26/01, que amplia a vacinação para trabalhadores em instituições de saúde que não atuam na linha de frente de combate à pandemia.