MPT encontra cerca de 10 acampamentos com pescadores em situação de violações de direitos humanos

Uma operação conjunta entre diversos órgãos vasculhou as águas costeiras ao sul da Lagoa dos Patos, entrevistando pescadores e inspecionando acampamentos

Ascom MPT/Divulgação

O Ministério Público do Trabalho realizou, ao longo da última semana, em Pelotas, atividades do Projeto Santiago, com o objetivo de diagnosticar e fiscalizar condições de saúde e segurança do trabalho de pescadores, além de mapear as cadeias de suprimento e produção.

De terça-feira, 21/03, até sexta-feira, 24/03, uma operação conjunta entre diversos órgãos vasculhou as águas costeiras ao sul da Lagoa dos Patos, entrevistando pescadores e inspecionando acampamentos.

Durante a ação, foram encontrados cerca de dez acampamentos com graves violações de direitos humanos, como locais inapropriados para alojamento, descanso e refeição dos pescadores, acesso restrito à água potável, exposição a animais peçonhentos, improvisação de barracas e acúmulo de lixo.

Além do MPT, participaram da ação o Ibama, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Companhia Ambiental da Brigada Militar