Muçum deve ganhar “Rosário da Proteção” com 800 metros de comprimento

As obras estão orçadas em R$ 30 milhões e tem previsão de receber 25 mil turistas por mês

Fotos: Divulgação

O turismo religioso tem recebido atenção e investimentos no Rio Grande do Sul. Após a construção do Cristo Protetor de Encantado, agora, o município de Muçum, no Vale do Taquari, também irá receber uma atração de cunho católico: um mega Rosário será construído, a partir de investimentos de empresários da região, no interior da cidade. A obra iniciará em setembro de 2023 e deve ser inaugurada nos segundo semestre de 2024. Segundo a organização, “vem fortalecer o turismo junto a outro símbolo religioso da região, o Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua cristã do mundo.”

A área onde será erguido o Rosário possui 10 hectares e as obras estão orçadas em R$ 30 milhões. O Rosário da Proteção, como será chamado, terá aproximadamente 800 metros de comprimento, composto por 59 capelas circulares com cobertura em formato de abóbada. As capelas terão entre 6 e 12 metros de largura e cerca de 5 metros de altura, onde os visitantes poderão refletir sobre os enigmas da vida de Jesus Cristo, que são divididos em quatro conjuntos chamados de “mistérios”: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Luminosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos. Cada mistério corresponde a um evento significativo na vida de Jesus, desde a anunciação até a coroação de Maria como Rainha do Céu.

Embaixo da cruz, que compõe o Rosário, os fiéis terão acesso a recepção, sala de vídeo institucional, loja de souvenirs e sanitários. No local também funcionará a administração. Já no meio da construção, os católicos poderão contemplar um lago artificial. Quando a obra estiver concluída, brilhará durante a noite, sendo visível até mesmo das alturas.

Além disso, está prevista a construção de um estacionamento no mesmo terreno, com capacidade para 350 veículos, incluindo automóveis, motocicletas e ônibus de excursões. Próximo ao parque terá um ‘’Boulevard’’ com praça de alimentação, 16 pontos comerciais, sanitários, playground e um gramado compondo o paisagismo. No local, os fiéis poderão apreciar uma réplica da Santa Ceia, em tamanho real, construída em concreto armado.

A expectativa, segundo o empresário Robison Gonzatti, um dos investidores do empreendimento, é que o complexo receba aproximadamente 25 mil turistas por mês, provenientes de todas as regiões do Brasil e do exterior.