Mudanças buscam minimizar fluxo no Centro

Com a premissa de priorizar o fluxo de pedestres, as obras de revitalização do quadrilátero central entraram em nova etapa nas últimas semanas. Além disso, o trânsito ganhou novas direções, com a ideia de desafogar o fluxo nos horários de pico. “São várias mudanças e isso pode causar um pouco de desconforto no início, mas tudo é para o bem comum”, afirma o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita. 

Encaminhadas as duas etapas iniciais (veja abaixo), que compreenderam o alargamento do passeio nas ruas Júlio de Castilhos e Marechal Floriano, agora é a vez da Saldanha Marinho receber intervenções. Desde a última semana, no trecho entre as ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, a calçada do lado direito está sendo ampliada em 45cm, além de receber piso podotátil. 

Secretário garante que apenas cinco vagas de estacionamento serão perdidas com alargamento da calçada da Saldanha, o que não deve impactar o comércio

Uma das maiores queixas da população em relação à obra refere-se à redução nos locais disponíveis para estacionamento. De acordo com Mesquita, a perda seria somente de cerca de cinco vagas. “É um sacrifício pequeno em detrimento da melhora para que as pessoas possam circular com fluidez”, avalia o secretário. “Pode-se acessar os locais a pé ou utilizar as garagens para estacionar”, sugere. 

Mesquita ainda cita a sensibilidade do comércio quanto à redução nos espaços para veículos. “Não podemos pensar que estamos perdendo vagas, e sim ganhando mobilidade. Quando elas foram criadas, a frota da cidade era um décimo do que é hoje”, argumenta. A visão da administração municipal, segundo o secretário, é de que o consumidor terá prazer em comprar se dispuser de um espaço melhor para andar. “O comércio não vai ter impacto negativo”, garante. 

A secretaria prevê o prazo de cerca de 45 dias para concluir a reforma do piso. O que pode estender o período é a necessidade de realocação de cinco postes, serviço a ser executado pela RGE, sem data determinada. Tubulações subterrâneas de ligação para o comércio também precisarão ser adequadas. 

Trânsito

Com a conclusão da calçada da rua Marechal Floriano, o semáforo instalado no entroncamento com a General Osório foi ativado na última quarta-feira, dia 30. A partir daí, o trecho da via entre a General Osório e a Saldanha Marinho voltou a ter sentido único. Quem quiser acessar a Via Del Vino deve ficar do lado esquerdo do canteiro. Assim, motoristas que vêm da Saldanha Marinho, no sentido bairro-centro, não podem mais convergir para a direita no ponto. 

A mudança, conforme Mesquita, visa dissipar mais rapidamente o fluxo de veículos da área central nos horários de pico. “Ganhamos uma faixa a mais para quem vai à Saldanha e, com isso, esperamos que o trânsito se ordene melhor, reduzindo os horários de conflito”, afirma o secretário. 

No trecho entre as ruas General Osório e Saldanha Marinho, a Marechal  Floriano voltou a ter sentido único. O objetivo, segundo a secretaria de  Mobilidade, é fornecer mais uma pista para quem vira à direita trecho

Etapas da revitalização 

A primeira etapa da revitalização do quadrilátero central iniciou em dezembro de 2015, na rua Júlio de Castilhos, no trecho entre a Ramiro Barcelos e a Marechal Deodoro. A calçada foi ampliada em 15cm e recebeu piso tátil. Para a construção da plataforma elevada para passageiros e acessibilidade para deficientes físicos no trecho, já concluída, a parada de ônibus foi transferida para a Marechal Deodoro, em frente ao Shopping Bento. De acordo com o secretário Vanderlei Mesquita, nos próximos dias deve ser lançado edital de licitação para a colocação da cobertura do ponto, para que ele volte a entrar em funcionamento. 

A segunda fase, concluída nos últimos dias com a alteração no sentido dos veículos, foi na rua Marechal Floriano (em frente aos bancos Itaú e Bradesco). Além do alargamento e adequação do passeio público entre as ruas Saldanha Marinho e General Osório, o entroncamento com a última recebeu um semáforo, que entrou em atividade nesta semana. 

(Fotos: Priscila Pilletti)