Muito mais que galeto e polenta: estabelecimentos se reinventam para oferecer novos sabores

A gente não resiste a um galeto assado bem temperadinho, uma polenta com molho de galinha, acompanhada de fortaia, queijo e salame, ou ainda uma massa com molho bolonhesa.  Dá água na boca, né? Opções para saborear esses pratos típicos não faltam em Bento Gonçalves e tem muita gente que vem para a Serra justamente por causa disso. Mas não é só de polenta, massa e galeto que a cidade vive. Diariamente, novas opções gastronômicas surgem, seja com releituras desses pratos típicos ou com receitas inovadoras que surpreendem pela beleza e sabor.  

O SERRANOSSA comprovou isso durante a press da vindima, promovida pela secretaria municipal de Turismo e organizada pela ConceitoCom Brasil. Foram três dias conhecendo lugares, experiências e – o assunto do dia – os sabores locais. E comida gostosa foi o que não faltou. Bento é nota 10 nesse quesito.

No Caldeira Restaurante e Bar, por exemplo, a polenta ganhou a companhia de molho de ossobuco. Mas não pense que é um prato qualquer: a receita é “incrivelmente deliciosa” – opinião compartilhada por todas as pessoas que experimentaram durante a press trip. A polenta é cremosa, principalmente por ser finalizada com requeijão, e o molho é uma explosão de sabores. Não é para menos: são duas horas e meia de cozimento com temperos como manjericão, louro, orégano, alecrim e tomilho. Como diz o ditado: “é de lamber os beiços”.

Quando você pensa que já se surpreendeu o suficiente, chega a sobremesa: sorvete de creme com cebolas ao vinho. Sim, sorvete com cebola! Parece estranho, mas os dois formam um par perfeito. O restaurante, localizado no bairro Cidade Alta, está em primeiro lugar no site de avaliações TripAdvisor.

Agora vamos falar de fartura. Na Casa Ângelo, localizada no roteiro Caminhos de Pedra, tem que ser bom de garfo para dar conta de tanta comida. Para você ter uma ideia, somente de carne o restaurante oferece seis tipos: filé, picanha, bananinha, costela uruguaia, carré de cordeiro e frango, que são servidos em forma de rodízio. Para cada grelhado, a casa sugere um molho diferente, que fica o tempo todo na mesa: de amora, pesto, de alho e óleo, barbecue e de morango com pimenta. Só isso já seria suficiente para sair completamente satisfeito, mas ainda têm nhoque à moda da casa, espaguete ao sugo, penne ao molho de quatro queijos e, o mais pedido, tortéi ao molho de tomate seco. Pensa que acabou? A Casa Ângelo ainda oferece dois tipos de risotos: de funghi e siciliano. Sopa de capeletti, uma saladinha, polenta frita e salame na chapa também são servidos na mesa.  As sobremesas são clássicas: sagu de vinho, creme e pudim.

Mas não é só a comida boa que chama atenção na casa, o atendimento é elogiável, e seu ambiente é aconchegante, climatizado e lindo! O local é todo feito de pedra, com decoração rústica e cenário perfeito para belas fotos.

Outra experiência marcante foi o almoço harmonizado na Vinícola Cristófoli, na Rota das Cantinas Históricas. Uma mesa comprida, que acomoda até 20 pessoas, é caprichosamente decorada com louças, lenços brancos e taças para cada tipo de bebida. No cardápio, pãezinhos, focaccia, queijo cichelero e óleo de ervas de entrada, seguido de salada verde com molho de banana – uma grata surpresa –, massa fresca tipo bigoli ao molho de tomates confit, lombo suíno recheado com fortaia, cebola e bacon, acompanhado de geleia de abacaxi e batatas assadas com alecrim. A sobremesa, sagu de moscatel com morangos. Cada prato vem acompanhado com um rótulo de espumante ou vinho.

Os pratos, feitos com primor, são preparados ao lado da mesa principal, localizada no porão do casarão, onde também fica o varejo da vinícola. Embora a comida não seja nada tradicional, o ambiente lembra casa de vó, especialmente por conta das fotos antigas em singelos porta-retratos. Nostalgia pura!

Se a fome não for tão grande, a dica é o Wine Garden, que funciona junto à Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos. Petiscos e comidinhas gourmets são servidos no jardim mais colorido da Serra. No cardápio, bruschettas, pizzas, empanadas chilenas, salsicha bock com molho de mostarda, além de tábua de queijos e castanhas.

Outra dica para quem quer apenas “aperitivar” é ir até a Salumeria, nos Caminhos de Pedra, onde é possível degustar nove tipos de salames: italiano, milano, copa, sopressa, culatello, presunto cru, bresaola, javali e finocchiona. Depois de experimentar todos os sabores, você pode escolher seus preferidos e montar uma tábua especial de frios. Para acompanhar, tem chopp gelado.

E, aí? Depois de todas estas opções, dá até para abrir mão, pelo menos por alguns dias, da polenta nossa de cada dia, não é? Bom apetite!

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também